O ChatGPT pode estar a preparar algumas mudanças para os próximos tempos, e entre estas encontra-se a possibilidade de integrar publicidade na plataforma. Tendo em conta os documentos internos da entidade, a OpenAI pode estar a avaliar a integração de publicidade no ChatGPT, como forma de aumentar as receitas por parte de utilizadores de contas gratuitas.
Como se sabe, o ChatGPT permite aos utilizadores usarem algumas das capacidades dos modelos de IA da entidade, sem que tenham propriamente de pagar pelas versões mais avançadas. Obviamente, os planos pagos fornecem algumas vantagens, mas ainda assim é um passo inteiramente opcional.
Atualmente a OpenAI não recebe receitas diretamente do uso do ChatGPT pelas contas gratuitas, mas isso pode vir a mudar. Os documentos internos da empresa apontam que esta pode estar a estudar uma nova forma de criar receitas, através da integração de publicidade no ChatGPT para contas gratuitas.
Os documentos apresentam vários gráficos sobre as estimativas de receitas da OpenAI para os próximos tempos, onde se integra a projeção para “novos produtos”, incluindo a monetização de utilizadores gratuitos da plataforma.
Inicialmente, a receita da monetização do ChatGPT para utilizadores de contas gratuitas será relativamente pequeno, mas os dados apontam que novidades podem começar a surgir já em 2026.
Apesar de a ideia de publicidade no ChatGPT ser certamente uma das formas em como a OpenAI pode aumentar as receitas do mesmo, a ideia vai contra algumas das declarações passadas de executivos da empresa.
Sarah Friar, CFO da OpenAI, indicou em dezembro que o ChatGPT encontrava-se em forte crescimento, e que a OpenAI estaria aberta a analisar novas formas de receitas, mas que a inclusão de publicidade no serviço não estava – na altura – nos planos da mesma.
Sam Altman também referiu no passado que “odeia publicidade”, deixando a indicação de que tal não estaria nos planos da OpenAI para o ChatGPT. Mas claro, essas ideias podem-se sempre alterar, ainda mais se forem um foco que pode ajudar a OpenAI a melhorar as suas receitas finais.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!