A Corning, fabricante de um dos vidros protetores mais usado no mercado dos smartphones, é a mais recente empresa a ficar na mira das autoridades europeias. A Comissão Europeia confirmou que vai iniciar uma investigação sobre as práticas da Corning no mercado.
Em causa encontra-se possíveis violações das práticas comerciais no mercado europeu pela fabricante da Gorilla Glass. Em causa encontram-se acordos exclusivos que a entidade terá firmado com algumas empresas, de forma a fornecer as suas tecnologias nos dispositivos das mesmas – prejudicando rivais no mercado.
Segundo a Comissão Europeia, a Corning requer que os fabricantes de smartphones tenham acordos para apenas usarem vidros protetores criados pela entidade, oferecendo ainda descontos e regalias para as entidades que realizem essa prática. Além disso, as empresas podem ainda garantir outras regalias caso indiquem à Corning ofertas que recebam de outras empresas rivais da mesma.
No acordo, as entidades e fabricantes não estão autorizadas a aceitar ofertas de empresas terceiras, a menos que a Corning não consiga atingir a oferta rival ou oferecer valores mais reduzidos.
As empresas ficam ainda obrigadas a aceitarem não processar a Corning por uso das patentes nos vidros protetores, nem a usarem as mesmas para os seus próprios protetores de ecrã.
A investigação vai agora analisar todas estas questões, de forma a averiguar se a Corning estará a violar alguma lei europeia de anti competição no mercado.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!