A possibilidade da Comissão Europeia realizar uma investigação da Microsoft estava em rumores faz alguns meses, mas agora chega a confirmação oficial. A empresa encontra-se a ser investigada pela Comissão Europeia relativamente ao Microsoft Teams.
Em causa encontra-se o facto da Microsoft estar a ser acusada de abusar da sua posição no mercado, integrando o Teams dentro do Microsoft 365. De acordo com o comunicado da Comissão Europeia, a mesma encontra-se particularmente atenta sobre o facto da Microsoft ter permitido que o Teams fosse distribuído como parte do Microsoft 365, dando uma vantagem para a empresa em comparação com os rivais – sendo que os mesmos foram igualmente afetados pela medida.
A Comissão Europeia pretende agora analisar se existiram práticas anticompetitivas por parte da Microsoft com esta tarefa. De relembrar que este caso não é propriamente recente: a Microsoft já tinha sido acusada pelo Slack sobre esta prática em 2020.
Na altura, a Slack acusava a Microsoft de “esconder” o verdadeiro custo do Teams através da integração do mesmo com o Microsoft 365, e sem a capacidade de fornecer o Teams como uma solução dedicada e exclusiva fora deste pacote.
Desde então, alguns rumores indicavam que a Microsoft poderia estar interessada em começar a fornecer o Teams como uma aplicação dedicada, exatamente para evitar a investigação das autoridades. No entanto, isso não terá ocorrido, levando agora ao início desta investigação.
Em comunicado, a Microsoft afirma que irá ajudar as autoridades em todos os meios possíveis e que irá acompanhar a situação. Caso a empresa seja considerada culpada pela prática, pode vir a ser multada pela comissão Europeia.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!