1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

criança em frente de computador a navegar pela internet

 

Existem vários países que se encontram a explorar a possibilidade de bloquearem o acesso às redes sociais para os menores de idade, sendo o exemplo da Austrália, que recentemente aprovou a lei para bloquear o acesso a menores de 16 anos.

 

No entanto, para o TikTok, estas medidas podem ter um grande impacto no futuro, com os menores de idade a deixarem de usar as redes sociais para adotarem comportamentos e visitas bem mais prejudiciais.

 

De acordo com o comunicado do TikTok, o bloqueio das redes sociais a menores de 16 anos na Austrália pode vir a ter um grande impacto para os utilizadores mais jovens, levando os mesmos a realizarem pesquisas e a visitarem sites mais “obscuros”.

A medida do governo australiano será limitar o acesso dos menores de idade às redes sociais, pensando no bem estar e saúde mental dos mesmos. Porém, os dados do TikTok apontam que, com a mesma, os jovens possuem mais tendência a realizarem pesquisas em sites obscuros, e potencialmente, a conteúdos bem mais prejudiciais do que aqueles encontrados nas plataformas sociais.

 

O TikTok acredita que esta medida vai levar os jovens para sites ainda mais escondidos, tendo em conta que a toda a internet continua a estar aberta a estes pesquisarem novas formas de obter informação.

 

Existe ainda o caso dos utilizadores que deverão começar a procurar mais plataformas de VPN para poderem aceder livremente a estas plataformas e serviços.

 

De notar que, para já, a lei australiana não refere quais as plataformas sociais que serão afetadas, mas é certo que algumas das maiores devem entrar na lista. As plataformas que não limitarem o acesso aos menores de 16 anos enfrentam possíveis coimas diárias.

 

Como seria de esperar, várias plataformas sociais já vieram deixar as suas críticas para esta medida, apontando que esta não reduz o impacto que existe para os jovens, e que não irá resolver os problemas pendentes. Existem ainda incertezas na forma como a plataforma espera colocar as novas medidas da lei em prática, e quais os efeitos de tal no setor.

 

As plataformas sociais, relembrando, devem implementar medidas para garantir que os utilizadores verificam a idade e não se encontram abaixo dos 16 anos, com sistemas que podem envolver a verificação biométrica ou dos dados de identificação.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech