O estado de Novas Iorque vai começar a restringir algoritmos que tenham como objetivo “viciar” os utilizadores nas plataformas sociais, mais concretamente de menores de idade.
Kathy Hochul, governadora do estado, confirmou um novo projeto lei que pretende restringir os algoritmos das plataformas sociais quando são voltados para menores, de forma a evitar que os mesmos tornem o uso das plataformas um vicio.
Esta afirma mesmo que os algoritmos estão criados para levar a vícios que podem ser comparados aos do tabaco e álcool. A mesma sublinha ainda que o vicio em plataformas sociais encontra-se fortemente relacionado com casos de “depressão, ansiedade e até suicídio”.
Hochul sublinha que os menores de idade não são diretamente os culpados por ficarem agarrados a uma plataforma, mas sim os algoritmos que estimulam tal medida. Como tal, a ideia será que as empresas responsáveis por essas plataformas tenham agora de controlar a forma como o vício é feito junto dos seus utilizadores menores.
O projeto lei encontra-se apelidado de “Stop Child Aggregation Exploitation (SAFE)”, e embora tenha sido apenas aplicado em Nova Iorque, Hochul pretende que o mesmo possa vir a ser adotado em todo o solo americano.
A nova lei aplica medidas que as plataformas devem aplicar a menores de 18 anos, como a limitação de notificações enviadas entre a meia noite e seis da manha, bem como outras ferramentas para consentimento dos tutores legais para acesso à plataforma.
A ideia da proposta não será bloquear as redes sociais, mas sim aplicar medidas para evitar que os utilizadores acabem por ficar viciados nas mesmas, devido às recomendações apresentadas com base na forma como os utilizadores usam as diferentes plataformas. Uma das opções pode passar por se adotar um sistema de publicações em ordem cronológica, que pode reduzir o impacto sentido pelo algoritmo e as suas recomendações.
As plataformas sociais terão um ano depois da aprovação da lei para aplicarem medidas, de forma a irem de encontro com a mesma.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!