1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Apple em fundo vermelho

 

A Apple encontra-se a ser alvo de um novo processo nos tribunais, desta vez relacionada com as suas práticas de trabalho. A empresa encontra-se a ser acusada de espiar nas contas iCloud dos funcionários, e de aplicar várias medidas para limitar a liberdade de expressão dos mesmos.

 

Amar Bhakta, que se encontra na empresa desde 2020, decidiu avançar para os tribunais com a mesma, acusando a Apple de aplicar medidas para limitar os direitos de liberdade de expressão dos funcionários, bem como de garantir a privacidade dos dados dos mesmos.

 

Bhakta alega que a Apple mantinha as suas contas do iCloud, tanto pessoas como de trabalho, sobre controlo, monitorizando as atividades e conteúdos das mesmas. Além disso, este acusa ainda a Apple de o obrigar a remover certos detalhes do cargo da sua conta do LinkedIn, e de limitar a informação publicamente divulgada sobre o seu trabalho – Bhakta encontrava-se na divisão de publicidade digital da empresa.

 

O mesmo acusa a Apple de tornar ténue a linha que separa a vida pessoal dos funcionários da sua vida profissional, e de obrigar os mesmos a integrarem o ecossistema da Apple para manter um maior controlo dos mesmos.

 

Este caso coloca em causa a imagem de privacidade da Apple, algo que a empresa tem vindo a tentar passar faz algum tempo. As acusações de Bhakta colocam a empresa diretamente relacionada com casos onde existem claras violações da privacidade, mesmo que seja de funcionários diretos da empresa.

 

De notar que esta não é a primeira vez que a Apple enfrenta casos relacionados com as suas condições de trabalho. A empresa já foi acusada no passado de limitar as discussões sobre as condições de trabalho interno, e de limitar o que os funcionários poderiam discutir sobre a empresa. Vários funcionários e ex-funcionários da Apple acusam ainda a empresa de pretender manter uma imagem de controlo empresarial, invés de transparência.

 

Em resposta das acusações, a Apple afirma que as alegações não possuem fundamento, e que a empresa trabalha diretamente com os funcionários para melhorar as suas condições, quando necessário. A empresa garante ainda manter o equilíbrio entre os direitos de cada trabalhador e as atividades que os mesmos realizam na empresa para garantir a produtividade e inovação da mesma.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech