1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Google pesquisa

 

Nos últimos tempos parece que grandes empresas do ramo da tecnologia tem vindo a ser acusadas de realizar práticas anti-competitivas no mercado, e a Google encontra-se nesta lista. Portanto, as mais recentes acusações contra a marca não serão certamente bem vistas neste ponto.

 

De acordo com o portal The Information, citando fontes próximas da Google que revelaram documentos internos da mesma, a empresa encontra-se a utilizar os dispositivos Android no mercado para espiar as ações realizadas em outras apps no sistema, e poder utilizar essa informação para melhorar as suas próprias ferramentas.

 

Ao que tudo indica, a Google realiza a monitorização das atividades dos utilizadores em todas as apps que não sejam diretamente relacionadas com a Google, de forma a verificar como os utilizadores interagem com as mesmas, quais as funcionalidades utilizadas, entre outros pontos.

A acusação encontra-se no facto que a Google estaria a utilizar esta informação para melhorar as suas próprias aplicações e serviços, analisando o uso de outras apps no sistema.

 

A Google já respondeu a estas acusações, afirmando que os dados recolhidos pelo serviço no Android para este fim destinam-se a melhorar o uso do próprio Android – como exemplo, na tarefa de analisar quais as apps mais utilizadas para gerir o uso da bateria das mesmas.

A empresa afirma ainda que todos estes dados encontram-se disponíveis para os programadores das respetivas apps – mas também é verdade que a Google possui acesso a toda a informação recolhida de todas as apps, algo que certamente vai de encontro às acusações.

 

No entanto, a empresa alega que nenhuma informação recolhida é usada como forma de obter uma vantagem injusta para as aplicações da empresa ou para melhorar os seus próprios serviços roubando funcionalidades e ideias de outras aplicações.

 

Estas acusações não surgem numa das melhores alturas para a Google, que atualmente se encontra sobre fortes investigações em diferentes mercados. Ainda de forma recente a Comissão Europeia anunciou que iria analisar as práticas da empresa para identificar o possível abuso de posição dominante no mercado.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech