Nos últimos tempos parece que grandes empresas do ramo da tecnologia tem vindo a ser acusadas de realizar práticas anti-competitivas no mercado, e a Google encontra-se nesta lista. Portanto, as mais recentes acusações contra a marca não serão certamente bem vistas neste ponto.
De acordo com o portal The Information, citando fontes próximas da Google que revelaram documentos internos da mesma, a empresa encontra-se a utilizar os dispositivos Android no mercado para espiar as ações realizadas em outras apps no sistema, e poder utilizar essa informação para melhorar as suas próprias ferramentas.
Ao que tudo indica, a Google realiza a monitorização das atividades dos utilizadores em todas as apps que não sejam diretamente relacionadas com a Google, de forma a verificar como os utilizadores interagem com as mesmas, quais as funcionalidades utilizadas, entre outros pontos.
A acusação encontra-se no facto que a Google estaria a utilizar esta informação para melhorar as suas próprias aplicações e serviços, analisando o uso de outras apps no sistema.
A Google já respondeu a estas acusações, afirmando que os dados recolhidos pelo serviço no Android para este fim destinam-se a melhorar o uso do próprio Android – como exemplo, na tarefa de analisar quais as apps mais utilizadas para gerir o uso da bateria das mesmas.
A empresa afirma ainda que todos estes dados encontram-se disponíveis para os programadores das respetivas apps – mas também é verdade que a Google possui acesso a toda a informação recolhida de todas as apps, algo que certamente vai de encontro às acusações.
No entanto, a empresa alega que nenhuma informação recolhida é usada como forma de obter uma vantagem injusta para as aplicações da empresa ou para melhorar os seus próprios serviços roubando funcionalidades e ideias de outras aplicações.
Estas acusações não surgem numa das melhores alturas para a Google, que atualmente se encontra sobre fortes investigações em diferentes mercados. Ainda de forma recente a Comissão Europeia anunciou que iria analisar as práticas da empresa para identificar o possível abuso de posição dominante no mercado.
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