A Google parece ter recentemente atualizado algumas das capacidades do Gemini, integrando algumas melhorias que serão certamente interessantes, e que chegam até mesmo para utilizadores de contas gratuitas da plataforma de IA.
Os utilizadores de contas gratuitas da Google podem agora aceder a ainda mais capacidades do Gemini, com a nova funcionalidade para enviar arquivos para o chat, de forma a poderem ser analisados pela IA. Esta função permite que se possa adicionar imagens ou documentos, fornecendo mais contexto para as questões a serem colocadas.
Esta funcionalidade era algo que já tinha sido disponibilizado pela Google o ano passado, mas apenas para utilizadores com a subscrição do Gemini Advanced. Agora a mesma fica disponível também para quem tenha contas gratuitas da Google.
A funcionalidade encontra-se disponível tanto no acesso via web como pelas aplicações do Gemini para Android e iOS. Os utilizadores podem carregar no icone de “+”, apresentado próximo do campo de texto da conversa com o Gemini, para enviarem os seus próprios ficheiros.
É possível enviar os ficheiros de forma direta, do dispositivo, ou através do Google Drive. Existem diferentes formatos de ficheiros suportados, como PDF e DOC, que podem ajudar a fornecer mais contexto para tarefas mais específicas sobre os mesmos.
De notar que, embora a funcionalidade esteja disponível para quem tenha contas gratuitas da Google, a documentação da empresa sobre o Gemini ainda refere que é necessário o Gemini Advanced para aceder à mesma – portanto desconhece-se se será uma mudança efetivamente aplicada pela empresa ou apenas um lapso.
Os utilizadores podem enviar até 10 ficheiros por pedido, com um tamanho total de 100 MB – se tivermos em conta as limitações que existem para o Gemini Advanced.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!