Antes de entrar na Casa Branca, Donald Trump promoveu a sua própria memecoin, que embora ainda esteja longe de ser um sucesso, pelo menos ainda possui algum valor no mercado. Porém, o presidente da Argentina, Javier Milei, tentou realizar a mesma ideia e parece ter falhado redondamente.
A partir da sua conta na X, Javier Milei promoveu a memecoin $Libra, algo que apanhou de surpresa alguns seguidores – ao ponto que muitos consideravam que a conta do presidente tinha mesmo sido comprometida.
Na mensagem, Milei afirmava que a criptomoeda focava-se num projeto dedicado e privado, que pretendia estimular o crescimento da economia financeira da Argentina. A mensagem incluía ainda o link para o site do projeto da memecoin.
Antes do anúncio, a moeda virtual tinha um valor de apenas 0,3 cêntimos de dólar, sendo que subiu em apenas alguns minutos para mais de 4.7 dólares por unidade. No entanto, pouco depois de ter valorizado consideravelmente com a mensagem de Milei, a “bolha” arrebentou, sendo que o valor da meme coin caiu a pique – no que claramente se tratava de um esquema.
Rapidamente começaram a surgir reações ao caso. A oposição apelida Milei de “vigarista”, ao promover uma moeda que era basicamente um esquema, levando milhares de pessoas a investirem os seus rendimentos em algo que rapidamente caiu a pique de valor – levando a perdas avultadas.
O deputado Esteban Paulón foi mesmo ao ponto de avançar com um processo nos tribunais para destituir o presidente da Argentina, considerando o que aconteceu como algo “muito sério”.
No entanto, Milei defendeu-se com a resposta que não conhecia os detalhes do projeto, e que depois de o ter revelado, eliminou a mensagem da sua conta. No entanto, esta tarefa apenas foi realizada horas depois da ação.
Além disso, Milei deixou ainda críticas para a oposição, considerando que os mesmos encontram-se apenas a aproveitar-se do caso para as suas próprias vantagens e agendas políticas.
A ter em conta que não é a primeira vez que Milei se encontram envolvido em esquemas voltados para criptomoedas. O presidente da Argentina também tinha promovido, em 2021, uma plataforma de investimentos que acabaria por ser uma fraude.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!