O Departamento de Eficiência Governamental dos EUA, também conhecido por DOGE, e liderado por Elon Musk, encontra-se a tentar aceder a informações potencialmente sensíveis de milhões de contribuintes norte-americanos.
Foi recentemente confirmado que o DOGE pretende aceder à informação do sistema de IRS dos contribuintes dos EUA, o que poderá dar acesso a informação sensível de praticamente todos os cidadãos norte-americanos.
O departamento, liderado por Elon Musk, cita que tal medida iria ajudar a eliminar o desperdício e fraudes nos EUA.
A ter em conta que esta não é a primeira vez que a DOGE tenta aceder a dados potencialmente sensíveis dos cidadãos norte-americanos, tendo no passado usado os sistemas do Tesouro norte-americano para obter dados de diversos cidadãos. Ao mesmo tempo, a divisão foi ainda responsável por encerrar a USAID e Consumer Financial Protection Bureau.
Neste caso, o acesso aos dados do sistema de IRS dos EUA iria ser usado para identificar casos de fraude e de desperdício no governo, mas ao mesmo tempo, iria permitir a Musk ter elevado acesso a dados de praticamente qualquer cidadão norte-americano.
A influência que Musk possui atualmente no governo dos EUA é algo de duras críticas, podendo mesmo englobar um conflito de interesses, sendo que várias fontes questionam a legalidade das ações realizadas pelo mesmo dentro da DOGE.
Apesar disso, Donald Trump continua a defender Musk, ampliando ainda mais os poderes da DOGE e das suas atividades.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!