A Starlink, empresa de Elon Musk, pode brevemente vir a celebrar um novo acordo com o governo dos EUA, que promete ser algo polémico. De acordo com várias fontes nos EUA, a empresa de Musk encontra-se a tentar obter um acordo de 2.4 mil milhões de dólares com a entidade de administração da aviação no país.
Segundo o portal Forbes, a Federal Aviation Administration, ou FAA na sigla original, estaria muito perto de cancelar um contrato realizado com a operadora Verizon, transferindo a responsabilidade do mesmo para a Starlink. Este acordo iria envolver uma mudança considerável no sistema de comunicações e de controlo do tráfego aéreo nos EUA.
Com a mudança, a Starlink seria a beneficiada, e consequentemente Elon Musk, tendo em conta que o acordo seria diretamente transferido para esta entidade e usaria as tecnologias da mesma.
Embora não exista nenhuma confirmação que a mudança vai realmente ser realizada, Musk usou a sua conta pessoal na X para indicar que o sistema atual da Verizon não se encontra a funcionar como esperado, sem deixar detalhes concretos sobre o que se refere. O mesmo apenas indica que o sistema atual coloca os viajantes em risco.
Além disso, existem indicações que equipamentos da Starlink já terão começado a funcionar junto da FAA, o que demonstra que podem em breve ser realizadas mudanças para fortalecer a presença das empresas de Musk nos EUA.
De notar que Elon Musk é atualmente o braço direito de Donald Trump nos EUA, tendo já criado várias críticas sobre a influência que se encontra a ter no mercado americano e a favorecer as suas próprias empresas. Existem questões sobre os possíveis conflitos de interesses que existem de colocar Musk nesta posição dentro da Casa Branca, quando o mesmo possui empresas privadas que podem beneficiar diretamente da interligação com a mesma.
De relembrar que o sistema da Verizon foi instalado de um acordo em 2023, mas tem sido alvo de críticas depois dos incidentes que aconteceram nas últimas semanas, e de constantes falhas reportadas pelos mesmos.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!