A fabricante BYD tem vindo a desenvolver novas tecnologias para os veículos elétricos da marca, e as mais recentes novidades podem agora ajudar a que os veículos carreguem de forma consideravelmente mais rápida.
Um dos problemas dos veículos elétricos atuais encontra-se no facto destes ainda serem relativamente lentos a carregar. Embora a tecnologia tenha vindo certamente a melhorar, ainda é necessário esperar algum tempo para que a bateria dos mesmos carregue totalmente.
A pensar nisso, a BYD revelou uma nova tecnologia que pode revolucionar neste ponto. A mesma é apelidada de “Super e-Platform”, e na ideia da fabricante, esta permite transferir a energia para a bateria praticamente da mesma forma como a gasolina passa para o tanque.
Ou seja, esta tecnologia permite aumentar drasticamente a velocidade de carregamento, permitindo que as baterias carreguem de forma muito mais rápida, e praticamente com a mesma velocidade do tempo que demora a abastecer um veículo a gasolina.
A empresa revelou esta tecnologia num evento realizado hoje na China, e indicou ainda que a mesma vai começar por chegar primeiro a este mercado nos modelos Han L e Tang L.
A Super e-Platform trata-se de um conjunto de tecnologias integradas entre si, que permitem aumentar consideravelmente a velocidade de carregamento das baterias. Este integra a tecnologia existente nos veículos, mas também na estação de carregamento – que deve suportar a tecnologia.
O carregamento pode atingir uma potência total de 1.000 kW. Na prática, isto iria permitir carregar os veículos para terem uma autonomia de 400 KM em apenas cinco minutos. O ponto de carregamento suporta estas velocidades devido à integração de um sistema de arrefecimento a líquido, que permite atingir as potências elevadas sem danos ou temperaturas perigosas.
Para comparação, a Tesla possui um dos sistemas de recarga mais avançados atualmente, e que permite 275 km com apenas 15 minutos de carregamento. A tecnologia da BYD supera este valor de forma considerável, e pode vir a melhorar ainda mais no futuro.
Por agora, o novo sistema de carregamento da BYD vai encontrar-se limitado para a China, mas deve começar a chegar em Abril de 2025. Vão ser instaladas 4 mil estações de carregamento na China que suportam esta tecnologia.
Existem ainda algumas questões pendentes, como se esta tecnologia pode causar danos adicionais nas baterias, que normalmente tendem a ser prejudicadas em elevadas velocidades de carregamento.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!