1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Apple logo

A Apple encontra-se a enfrentar novas pressões por parte das autoridades europeias, desta vez relacionadas com a forma como o sistema da empresa limita o acesso a notificações e ao uso do AirDrop.

Atualmente, a Apple limita as aplicações que podem aceder ao sistema de notificações e visualizar os seus conteúdos, algo que é visto como uma medida de segurança. Mas, segundo a CE, tendo em conta a Lei dos Mercados e Serviços Digitais, a Apple deve agora permitir que os programadores possam criar apps que tenham acesso a esta área do sistema.

Isto acontece porque algumas das aplicações da app podem ter acesso a esta área, mas as criadas por terceiros não, e poderiam com a mesma melhorar as suas funcionalidades e integração dentro do sistema da empresa – que atualmente é apenas algo capaz de ser feito através de apps oficiais da Apple.

A Comissão Europeia pretende ainda que a Apple seja mais aberta sobre o seu ecossistema, e além de permitir o acesso às notificações, é ainda requerido que a Apple permita que as aplicações no sistema possam manter-se em segundo plano, a realizar atividades associadas com as mesmas.

Ainda dentro da ideia de abertura do ecossistema, a CE pretende que a Apple permita também a fabricantes terceiros terem acesso a algumas funcionalidades que, até agora, estavam limitadas para acessórios da empresa, como é o caso da ligação rápida de earphones ou de troca de áudio.

O chip NFC presente nos dispositivos da empresa deve ainda ser aberto para permitir o uso em outras apps e cartões de pagamento que não se encontrem na Apple Wallet. E, por fim, é ainda requerido que a Apple permita a criação de um sistema de transferência de ficheiros alternativo ao AirDrop, e que permita aos programadores criarem apps focadas para esta tarefa.

A Apple deve fornecer as APIs e frameworks necessárias para os programadores poderem adaptar as suas apps ou criar novas tendo em conta estas mudanças. A CE deu até ao final de 2025 para a Apple realizar as mudanças, algo que se espera ver implementado com o iOS 19 – mas as mudanças, a serem realizadas, afetam apenas utilizadores na zona europeia, sendo que não abrangem utilizadores noutras regiões.

Em resposta, a Apple afirma que as novas medidas acabam por prejudicar a empresa, reduzindo a sua capacidade de inovar e obrigando a fornecer funcionalidades a terceiros que não passam pelas mesmas regras e controlos que a Apple. A empresa sublinha ainda o facto destas medidas permitirem às entidades terceiras aproveitar funcionalidades do sistema sem contrapartidas para a Apple.

De relembrar que a Comissão Europeia alega que estas medidas vão abrir ainda mais o sistema da Apple no mercado, e previnem possíveis práticas de anti competição.

Foto do Autor

Aficionado por tecnologia desde o tempo dos sistemas a preto e branco

Ver perfil do usuário Enviar uma mensagem privada Enviar um email Facebook do autor Twitter do autor Skype do autor

conectado
Encontrou algum erro neste artigo?



Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech