A nova versão do Zorin OS 17.3 foi oficialmente confirmada, trazendo consigo um conjunto de novidades e melhorias a serem tidas em conta para quem usa esta distro.
O Zorin OS 17.3 chega depois de um longo período de desenvolvimento, e integra algumas mudanças a ter em conta. Segundo a Zorin Group, entidade responsável pelo desenvolvimento do sistema, esta nova versão prepara-se sobretudo para quem ainda tenha sistemas no Windows 10 – que vai perder o suporte em Outubro deste ano.
A Zorin Group coloca o Zorin como o sistema ideal para quem pretenda uma alternativa ao Windows, com uma interface amigável e simples de usar, e que pode ser rapidamente adaptada para quem está habituado ao Windows.
Além disso, o sistema conta com a base do Ubuntu, portanto terá toda a estabilidade que era de esperar deste sistema, para diferentes utilizações.
O sistema conta agora com uma lista diretamente criada no sistema de 150 aplicações alternativas para apps bastante usadas no Windows, que são fornecidas como forma dos utilizadores encontrarem rapidamente as melhores opções para o que pretendem.
Além disso, foram ainda feitas melhorias para adaptar ainda mais os utilizadores do Windows ao sistema. Por exemplo, se os utilizadores tentarem executar um programa do Windows dentro do sistema, este tenta reconhecer o mesmo e sugerir alternativas. Um dos exemplos encontra-se no Obsidian, que caso se tente executar o ficheiro .EXE, o sistema diretamente apresenta como alternativa a versão do Obsidian para Linux.
Esta nova versão do sistema conta ainda com algumas mudanças no navegador padrão do mesmo. Tendo em conta a controvérsia do Firefox e a recolha de dados do mesmo, a equipa do Zorin alterou o navegador padrão do sistema do Firefox para o Brave.
A equipa de desenvolvimento considera que, por entre todos os navegadores no mercado, o Brave será o que fornecer as melhores opções para se focar na privacidade e segurança dos utilizadores.
Foram ainda realizadas melhorias para quem tenha sistemas com monitores sensíveis ao toque, que agora podem ativar mais rapidamente o teclado no ecrã para introduzirem texto no mesmo.
Os drivers do sistema foram igualmente atualizados para as versões mais recentes, com destaque para a integração dos drivers da Nvidia com suporte para as novas placas RTX 5000.
Os utilizadores que se encontrem atualmente no ZorinOS podem atualizar rapidamente para o Zorin OS 17.3 através do sistema de atualização integrada no mesmo. Os restantes podem descarregar as imagens do sistema no site do projeto.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!