A Meta lançou recentemente o seus dois novos modelos dentro da suite do Llama 4. Os novos Llama 4 Scout e Maverick.
O modelo Maverick é focado para uma excelente capacidade de compreensão de texto e imagens, sendo focado para uso geral de conversas do dia a dia e processamento de informação genérica.
O Scout é um modelo mais pequeno, focado para tarefas de processamento de documentos e tarefas específicas de dados. Ao mesmo tempo foi ainda revelado o Llama 4 Behemoth, um modelo focado para o processamento em larga escala de dados, que a empresa apelida como sendo um dos “mais inteligentes LLMs” atualmente no mercado.
Ficou ainda a promessa de ser lançado, para o próximo mês, o LLama 4 Reasoning, um modelo que vai ter a capacidade de raciocínio avançado.
Por agora, os modelos Maverick e Scout encontram-se inteiramente disponíveis para download do site da LLama, tendo ainda sido adicionados à suite da Meta AI.
A Meta afirma que o modelo Scout conta com 10 milhões de tokens de contexto, além de um rápido processamento de informação, e é ainda capaz de ser executado diretamente de uma placa gráfica. O Maverick conta com 17 mil milhões de parâmetros, e a empresa afirma que o mesmo ultrapassa as capacidades do GPT-4o e do Gemini 2.0 em processamento de código, raciocínio, longos contextos e processamento de imagens.
Espera-se que mais detalhes sobre os modelos venham a ser revelados durante o evento LlamaCon, que a Meta está a agendar para daqui a apenas algumas semanas.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!