A MediaTek acaba de confirmar a chegada do seu novo processador Kompanio Ultra. Este novo modelo encontra-se focado para os futuros Chromebooks, e vai contar com algumas características avançadas de processamento. O mesmo conta com capacidades mais avançadas de processamento de tarefas de IA, bem como em um desempenho mais elevado para as tarefas do dia a dia e eficiência energética.
O Kompanio Ultra integra a oitava geração do processador NPU da MediaTek, que é capaz de fornecer até 50 TOPS de desempenho em processamento de IA. Esta melhoria permite que o processador seja capaz de fornecer e realizar tarefas mais avançadas de processamento de dados sem a necessidade de uma ligação à internet. Na realidade, os testes demonstram que o mesmo é mais poderoso que o Snapdragon X da Qualcomm.
O processador encontra-se construido em 3nm, com a mais recente tecnologia da empresa, que promete melhorias de eficiência energética até 50%. Este usa ainda uma arquitetura de cores Arm Cortex-X925, Arm Cortex-X4 e Arm Cortex-A720.
A fabricante afirma que o novo processador será capaz de fornecer elevado desempenho para tarefas como o processamento de dados e edição de vídeo e imagens. Deve ainda contar com capacidades avançadas para as capacidades de multitasking.
No geral, o Kompanio Ultra posiciona-se como uma solução alternativa aos chips da Qualcomm, mais eficiente e que pode mesmo ser adaptado para sistemas Copilot+ no futuro.
Os primeiros modelos do Chromebook com o novo processador da MediaTek devem começar a surgir nos próximos meses.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!