No passado dia 8 de Abril, a Microsoft lançou uma nova atualização para o Windows 10 e Windows 11, focada em fornecer as mais recentes correções de segurança para o sistema. A atualização KB5055523 foi lançada, e na maioria dos casos, instalada automaticamente nos sistemas.
No entanto, alguns utilizadores repararam que, depois da mesma ser instalada, uma pasta algo misteriosa foi subitamente adicionada na drive onde o Windows se encontra instalado. Vários utilizadores relataram que a atualização criou uma nova pasta com o nome “inetpub”, que não possui qualquer ficheiro ou tamanho, nem restrições.
A mesma não parece ter uma utilidade específica, e mesmo removendo-a do sistema, esta não causa qualquer impacto para o sistema e o seu funcionamento. A mesma aparenta não ter qualquer utilidade, mas curiosamente, levou a algumas questões por parte dos utilizadores que subitamente a encontraram nos seus discos.
Mas do que se trata afinal?
A pasta “inetpub” é associada com o Microsoft Internet Information Services, um serviço criado pela Microsoft em 1995, mas que ainda se encontra nas recentes versões do Windows, embora em formato opcional.
O IIS é normalmente usado para alojar sites e plataformas web, fornecendo os serviços para tal. A pasta criada faz parte destes serviços. A pasta “inetpub” é criada como parte destes serviços, mas parece que a recente atualização do Windows criou incorretamente a mesma – até para sistemas que possuem o IIS completamente desativado.
Portanto, a pasta não é algo problemático, e para quem pretenda, pode simplesmente remover a mesma. Esta não ocupa qualquer espaço no sistema, e parece ter sido deixada por engano por parte da Microsoft com a recente atualização.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!