A Samsung é sobejamente conhecida pelos seus telemóveis e televisores, mas o gigante sul-coreano é também proprietário de um leque impressionante de marcas de áudio premium. Este arsenal sonoro inclui nomes como JBL, AKG, Harman Kardon, Mark Levinson e Infinity, todos adquiridos quando a Samsung comprou a Harman International em 2016, por um valor a rondar os 8 mil milhões de dólares. Desde então, a Harman tem operado de forma independente, destacando-se particularmente nos segmentos de áudio de alta fidelidade e no setor automóvel.
Agora, a Samsung, através da Harman, aprofunda ainda mais a sua aposta no áudio de excelência. A Harman acaba de assinar um acordo para adquirir a divisão de áudio de consumo da Masimo por 350 milhões de dólares, uma jogada que promete agitar o mercado.
Um portefólio de luxo em expansão
Esta transação significa que marcas de enorme prestígio no mundo do áudio, como a britânica Bowers & Wilkins – famosa pelo seu design deslumbrante e som de qualidade audiófila –, juntamente com outras referências como Denon, Marantz e Polk Audio, passam a integrar o já vasto ecossistema da Harman e, por conseguinte, da Samsung.
A intenção da Harman é fundir este novo conjunto de marcas com a sua atual divisão "lifestyle". O objetivo é claro: solidificar a sua posição como líder global no mercado de áudio de consumo.
Estratégia e visão de crescimento
Prevê-se que o mercado de áudio de consumo salte dos 60,8 mil milhões de dólares em 2025 para uns impressionantes 70 mil milhões de dólares até 2029. Este movimento da Harman é, portanto, um passo estratégico significativo.
Dave Rogers, Presidente da divisão Lifestyle da HARMAN, comentou em comunicado datado de maio de 2025: "Esta aquisição representa um passo estratégico na expansão do negócio principal de áudio da HARMAN e da nossa presença em categorias de produtos chave como Áudio Doméstico, Auscultadores, Componentes Hi-Fi e Áudio Automóvel. Complementa as nossas forças existentes e abre novas vias para o crescimento. O portefólio de marcas de áudio de classe mundial da Sound United [anterior designação da divisão da Masimo], incluindo Bowers & Wilkins, Denon e Marantz, juntar-se-á à família icónica de marcas da HARMAN, como JBL, Harman Kardon, AKG, Mark Levinson, Arcam e Revel. Construída sobre um legado partilhado de inovação e excelência em tecnologia de áudio, esta família combinada de marcas, juntamente com os talentosos colaboradores de ambas as empresas, fornecerá produtos de áudio complementares, fortalecerá a nossa proposta de valor e oferecerá mais escolhas aos consumidores."
O impacto nos seus gadgets Samsung favoritos
Para o consumidor, esta notícia pode traduzir-se em melhorias significativas. A aquisição não só reforça o catálogo de marcas da Harman, como também poderá significar uma qualidade de som visivelmente superior nos produtos da própria Samsung, desde os telemóveis Galaxy aos televisores e auriculares.
A gigante sul-coreana já utiliza o conhecimento técnico da Harman para otimizar o áudio dos seus smartphones, tablets, portáteis e barras de som. Com a entrada da Denon, Marantz e Bowers & Wilkins nesta equação, é de esperar um salto qualitativo considerável. A Harman planeia concluir a aquisição até ao final do corrente ano.
A Masimo e a sua 'outra' batalha
Do lado da Masimo, a venda desta sua divisão de áudio era uma meta prioritária. Quentin Koffey, Vice-Presidente do Conselho de Administração da Masimo, referiu em maio de 2025: "Encontrar o destino certo para este negócio tem sido uma prioridade declarada do novo Conselho desde o primeiro dia, e esta transação representa um marco importante enquanto continuamos a posicionar a Empresa para alcançar os nossos objetivos de acelerar o crescimento da receita, ao mesmo tempo que entregamos margens disciplinadas. A Masimo tem enormes oportunidades pela frente e estamos confiantes de que temos a estratégia certa focada na área da saúde, uma equipa de liderança experiente e uma cultura de inovação para construir sobre o nosso significativo impulso positivo."
Se o nome Masimo lhe parece familiar, tal deve-se provavelmente às notícias que o ligam à Apple. A Masimo e a Apple têm estado envolvidas numa prolongada batalha legal que, inclusive, levou a uma proibição temporária da venda de alguns modelos do Apple Watch nos Estados Unidos. Este litígio continua ativo e é a razão pela qual os novos modelos do smartwatch da Apple não podem utilizar funcionalidades de oximetria de pulso, a menos que a Apple altere o seu funcionamento ou obtenha uma licença da Masimo.
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