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Robotaxi

 

O U.S. Patent and Trademark Office (USPTO), entidade responsável pelo registo de patentes e marcas nos Estados Unidos, chumbou uma das tentativas iniciais da Tesla de registar o termo "Robotaxi". A decisão, divulgada pelo TechCrunch, baseia-se no entendimento de que a designação é considerada genérica e já se encontra em utilização por outras empresas no setor. A Tesla pretendia associar esta marca ao seu futuro serviço de carros autónomos, mas terá agora de apresentar provas adicionais para tentar demover o organismo norte-americano.

 

"Robotaxi": um termo demasiado comum para ser exclusivo

 

O principal argumento do USPTO é que "Robotaxi" é "meramente descritivo", ou seja, um termo já comummente utilizado na indústria. Um "robotaxi" refere-se tipicamente a veículos de condução autónoma utilizados em serviços como o da Waymo. Desde que Silicon Valley vislumbrou o potencial lucrativo dos veículos autónomos e das viagens neles realizadas, o termo tem sido amplamente difundido.

 

Isto significa que a Tesla não pode, para já, reclamar exclusividade sobre "robotaxi" porque, segundo o USPTO, "o termo é usado para descrever bens e serviços similares por outras companhias". Um exemplo citado no processo é a Zoox, uma subsidiária da Amazon, que já se refere ao seu produto como "robotaxi".

 

O pedido de registo recusado pela Tesla abrangia "veículos terrestres; veículos elétricos, nomeadamente automóveis; automóveis; e peças estruturais para os mesmos".

 

Outras designações na mira da Tesla e o futuro do Cybercab

 

Conforme aponta o TechCrunch, a Tesla tem outros pedidos de registo de marca em curso para designações como "Robobus", que poderão ter um desfecho diferente. No entanto, a empresa de Elon Musk parece estar também a enfrentar dificuldades para assegurar os direitos sobre "Cybercab", o nome do veículo autónomo projetado especificamente para o serviço de robotáxis da Tesla.

 

A visão da Tesla apresentada no evento "We, Robot"

 

A fabricante automóvel apresentou formalmente o Cybercab e as linhas gerais do seu serviço de robotáxis num evento denominado "We, Robot", que decorreu em outubro de 2024. O Cybercab distingue-se pela ausência de volante e pedais, sendo concebido para depender de carregamento por indução entre viagens. Durante este evento, foi também introduzido o conceito Robobus e houve mais uma aparição do robot Optimus, ainda em desenvolvimento pela Tesla.

 

Próximos passos e desafios para a Tesla

 

Para tentar reverter a decisão do USPTO relativamente à marca "Robotaxi", a Tesla terá de fornecer "fichas técnicas, manuais de instrução, brochuras, anúncios e capturas de ecrã pertinentes do seu website" que demonstrem como pretende utilizar a marca. Contudo, considerando a complexidade inerente ao lançamento de um serviço de carros autónomos funcional e seguro, a impossibilidade de registar certos nomes parece ser o menor dos desafios que a Tesla enfrenta neste ambicioso projeto.




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