A Figma encontra-se a realizar uma medida que está a causar alguma controvérsia por entre a comunidade. A empresa, mais conhecida por ser uma plataforma de colaboração em design, terá recentemente enviado uma ação contra a Lovable derivado do uso do termo “Dev Mode”.
A mensagem foi partilhada pelo CEO da Lovable, Anton Osika, na sua conta da X. O mesmo afirma que a Figma encontra-se a ameaçar a empresa com um processo, caso esta não deixe de usar o termo “Dev Mode” nos seus produtos, tendo em conta que este termo encontra-se atualmente registado pela mesma como uma marca.
A Lovable é uma plataforma que usa IA para ajudar os utilizadores a criarem rapidamente conteúdos de programação. O termo foi usado para algumas das funcionalidades que se encontram disponíveis nesta plataforma.
Segundo a Figma, o termo encontra-se a ser usado de forma abusiva, tendo em conta que “DEV MODE” será um termo registado pela empresa, e a Lovable não terá obtido autorização para o seu uso.
O problema encontra-se no facto que este termo é bastante usado por toda a indústria. Várias empresas usam o termo, ou variações do mesmo, como “developer mode”, para os seus produtos, e não deveria ser considerado um termo registado apenas por uma entidade.
A resposta por parte da comunidade foi praticamente imediata, com muitos a considerarem que a Figma encontra-se a tentar obter permissão de um termo que é bem conhecido por ser comunitário e uma prática geral na indústria.
Por agora ainda não foi deixado um comentário por parte da Figma sobre este caso.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!