A Microsoft parece estar a preparar uma nova funcionalidade para simplificar a vida de quem troca de computador. Nas mais recentes compilações dos canais Dev e Beta do Windows, surgiu uma nova ferramenta de migração integrada diretamente na aplicação Cópia de Segurança do Windows. A descoberta foi partilhada pelo entusiasta do Windows, o utilizador do X "phantomofearth".
O historial da aplicação e os primeiros indícios
Recorde-se que a Microsoft iniciou os testes públicos da sua nova aplicação Cópia de Segurança do Windows em março de 2023. Embora útil, esta aplicação não esteve isenta de críticas, como no caso da sua instalação por vezes forçada em alguns sistemas.
Paralelamente à ferramenta de backups, a gigante tecnológica também tem vindo a testar uma nova aplicação dedicada à migração de dados. Alguns detalhes sobre esta funcionalidade surgiram no início deste ano numa compilação Insider, levando a que alguns entusiastas do Windows conseguissem mesmo criar uma reconstrução da sua interface com base nos dados de UI disponíveis.
Negativa da Microsoft e a redescoberta
Curiosamente, em abril de 2024, foram encontrados vestígios e artefactos de um componente denominado "WindowsMigration". Na altura, a Microsoft negou a existência de tal ferramenta, afirmando tratar-se de um simples erro (bug).
Quer esteja relacionado ou não com esses indícios anteriores, a verdade é que chegam agora mais informações concretas sobre esta ferramenta de migração. Com as últimas builds dos canais Dev e Beta, mais pormenores sobre esta nova pequena aplicação, agora alojada dentro da app de Cópia de Segurança, vieram ao de cima.
Como funciona a nova ferramenta de migração?
Ao iniciar a aplicação Cópia de Segurança do Windows atualizada, os utilizadores podem selecionar a opção já existente "Fazer cópia de segurança deste PC para o OneDrive" ou a recém-adicionada "Transferir ficheiros para novo PC" através da rede.
A nova funcionalidade está a ser desenhada para que os utilizadores possam mover facilmente ficheiros locais, definições, aplicações, credenciais e outros dados para o novo computador, assim que os dois sistemas estejam emparelhados. Para completar este emparelhamento, será necessária uma simples autenticação através de um código de acesso.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!