A Microsoft anunciou uma nova ferramenta de cópias de segurança destinada ao mercado empresarial, denominada "Windows Backup for Organizations". Este utilitário visa simplificar a salvaguarda de dados em computadores com Windows 10 e Windows 11, bem como o seu restauro em dispositivos associados ao Microsoft Entra ID. A gigante tecnológica promove ainda esta solução como uma forma conveniente de auxiliar as empresas na transição do Windows 10, cujo suporte termina a 14 de outubro de 2025.
O que é o Windows Backup for Organizations e como funciona?
Apesar de ter sido inicialmente revelado durante o evento Ignite 2024, o Windows Backup for Organizations encontra-se agora disponível numa versão de pré-visualização pública limitada. Segundo a Microsoft, esta ferramenta permite que as empresas reiniciem os seus dispositivos e recuperem dados em novos equipamentos com menos necessidade de resolução de problemas e um tempo de inatividade minimizado.
Um dos grandes trunfos apontados é a facilitação da migração do Windows 10 para o Windows 11. Os novos dispositivos podem ser implementados mais rapidamente, já com um ambiente familiar e as configurações do Windows pré-aplicadas, otimizando a produtividade do utilizador desde o primeiro momento. Naturalmente, esta funcionalidade também é válida para a transferência de dados entre diferentes computadores com Windows 11.
Uma ajuda preciosa para o adeus ao Windows 10
Com a data de fim de suporte do Windows 10 (14 de outubro de 2025) a aproximar-se rapidamente, o Windows Backup for Organizations surge como um aliado importante para as empresas que necessitam de atualizar o seu parque informático. A capacidade de transferir configurações e dados de forma simplificada pode reduzir significativamente o tempo e os custos associados a este processo de migração.
Disponibilidade e como experimentar
As organizações interessadas em testar o Windows Backup for Organizations durante esta fase de pré-visualização pública limitada podem manifestar o seu interesse através deste formulário. É uma oportunidade para as empresas avaliarem a ferramenta e prepararem-se ativamente para a modernização dos seus sistemas.
Outras novidades e alternativas
Paralelamente a este anúncio, a Microsoft relembrou que as empresas que ainda não conseguem migrar do Windows 10 para o Windows 11 podem optar pelo programa de Atualizações de Segurança Alargadas (ESU). De forma inédita, este programa está também disponível para os consumidores domésticos. Pode ler mais detalhes sobre o Windows Backup for Organizations aqui, no blog da Microsoft Tech Community.
Adicionalmente, a empresa de Redmond está também a introduzir melhorias na aplicação Windows Backup para os utilizadores particulares, com mais funcionalidades que visam facilitar a transferência de definições e ficheiros entre computadores.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!