Com o Windows 10 a entrar nos últimos meses de suporte oficial, muitos utilizadores encontram-se a analisar as possibilidades de realizarem o backup dos seus dados e de migrarem para um novo sistema. E embora o Windows 11 venha com várias novas aplicações, atualizadas para tirarem proveito de algumas funcionalidades mais recentes, ainda existe um que a Microsoft recomenda... da era do Windows 7.
Num novo documento de suporte, a Microsoft refere algumas das ferramentas existentes para o Windows 10 e 11, que permite aos utilizadores realizarem o backup seguro dos seus dados. E, curiosamente, uma das aplicações recomendadas pela empresa ainda é o “Backup and Restore (Windows 7)”, uma app da era do Windows 7, que estava diretamente relacionada com o painel de controlo do mesmo.
O Backup and Restore (Windows 7) foi, teoricamente, removido do suporte da empresa com a chegada do Windows 10 versão 1709, faz mais de sete anos. No entanto, ainda se encontra presente nas recentes versões do Windows 11, e ainda é uma das aplicações de backup recomendadas pela Microsoft nos seus documentos oficiais.
Esta aplicação permite realizar o backup completo de dados nos sistemas, para outros discos, bem como o restauro direto de dados em caso de necessidade. Embora o seu visual esteja um pouco diferente do que se encontra no Windows 11, ainda é uma das aplicações que funciona perfeitamente no mesmo.
De notar, no entanto, que embora a aplicação permita realizar o backup de dados no sistema, não permite realizar uma cópia completa do mesmo, nem salvaguardar configurações diretas.
Ainda assim, a aplicação encontra-se atualmente fora do suporte da Microsoft, e não recebe atualizações ou correções faz mais de sete anos, portanto talvez existam melhores alternativas a usar do que esta – mesmo que a Microsoft ainda a recomende.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!