1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Apple iPhone 16

 

As principais cadeias de retalho na China lançaram uma nova e agressiva campanha de promoções para a linha iPhone 16, numa altura em que dados preliminares indicam uma queda abrupta de quase 50% nas vendas dos mais recentes telemóveis da Apple no mercado chinês. Esta medida parece ser uma tentativa de revitalizar o interesse dos consumidores e combater a forte concorrência local.

 

Descontos sem precedentes no iPhone 16 chegam à China

 

Segundo informações avançadas pela agência Reuters, o iPhone 16 Pro com 128 GB de armazenamento viu o seu preço original de 7.999 yuans (aproximadamente 1025 euros, à taxa de câmbio atual) ser drasticamente reduzido para apenas 5.469 yuans (cerca de 701 euros). Este corte representa um desconto impressionante de 2.530 yuans (sensivelmente 324 euros), um valor inédito para um modelo Pro recém-lançado da Apple.

 

De forma similar, o modelo base do iPhone 16 com 256 GB de capacidade de armazenamento está agora a ser comercializado por 5.469 yuans (aproximadamente 701 euros), quando o seu preço anterior se cifrava nos 6.999 yuans (cerca de 897 euros).

 

Grandes superfícies aderem à campanha agressiva

 

A Tmall, plataforma de vendas online pertencente ao grupo Alibaba, é um dos exemplos de retalhistas que aderiram a esta vaga de descontos, oferecendo reduções que podem atingir os 2.500 yuans (aproximadamente 320 euros) em qualquer modelo de iPhone disponível no seu catálogo.

 

Subsídios governamentais impulsionam ainda mais as vendas

 

Um aspeto crucial desta nova estratégia de preços é que todas as lojas começaram a aplicar os "subsídios do governo" à compra da linha iPhone. Anteriormente, tal não era possível devido ao patamar de preço elevado dos smartphones da Apple. Ao reduzir os preços, as empresas conseguem que os telemóveis da marca de Cupertino se enquadrem nos critérios estabelecidos pelo governo chinês, que concede descontos para aparelhos com um custo inferior a 6.000 yuans (cerca de 769 euros).

 

Estratégia da Apple ou iniciativa dos retalhistas?

 

De momento, permanece incerto se esta forte campanha de descontos e promoções é uma iniciativa orquestrada diretamente pela Apple ou se parte das próprias cadeias de retalho, que procuram escoar stock e atrair clientes num mercado cada vez mais competitivo.

 

Analista da IDC comenta tática da Apple

 

Will Wong, analista da consultora IDC, comentou a situação, afirmando que a Apple começou a recorrer a promoções agressivas na China e que esta tendência deverá manter-se para compensar o desempenho abaixo do esperado da série iPhone 16. "A Apple está a repetir a sua estratégia de promoção como no ano passado. Ela está a cortar os preços do iPhone 16 Pro para que os consumidores possam aproveitar os subsídios estatais do governo chinês," explicou Wong.

Recorde-se que já em janeiro deste ano, a Apple tinha recorrido a promoções no mercado chinês, mas na altura o desconto foi consideravelmente mais modesto, fixando-se nos 500 yuans (aproximadamente 64 euros). A atual agressividade sugere uma preocupação acrescida com a performance comercial da marca no país.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech