A Apple parece estar a sentir algumas dificuldades em vender os seus mais recentes dispositivos num dos mercados mais importantes para a empresa, o que pode afetar a mesma a longo prazo.
De acordo com os dados mais recentes, a Apple continua a ter problemas para vender o novo iPhone 15 dentro do mercado da China, e muitos analistas apontam que isso deve-se às próprias escolhas que a Apple terá realizado para este mercado e para o dispositivo.
Segundo os dados oficiais da Apple, fornecidos para os investidores, 30% das receitas da empresa partem das vendas na China. Como tal, este mercado é bastante importante para a mesma. No entanto, durante o passado trimestre, o envio de novas unidades para a região caiu quase 13%.
Um dos motivos para esta queda encontra-se no retorno da Huawei ao mercado local, o que pode ter causado impacto nas vendas. Depois de algum tempo “parada”, a Huawei voltou em força para o mercado da China, e muitos consumidores optam por usar a marca local.
O novo Mate 60 também se tem demonstrado como um dispositivo de peso, e que atrai os consumidores pelas suas características, que deixam de ser dadas em foco ao iPhone da Apple – e consequentemente, existem menos interessados na compra do dispositivo da Apple.
Ao mesmo tempo, as próprias decisões da Apple parecem estar a causar alguns problemas. De acordo com o analista Ming-Chi Kuo, o facto que a empresa tende a demorar para adotar novas tecnologias parece estar a causar impacto.
Num dos exemplos, enquanto muitos dispositivos atualmente contam com ecrãs de 120 Hz, mesmo os dispositivos mais recentes da Apple continuam a manter ecrãs de apenas 60 Hz.
Os utilizadores olham para estas diferenças face às alternativas existentes, e muitos optam por comprar dispositivos que possuem características superiores, e consequentemente, onde o seu dinheiro se sinta que tenha sido melhor gasto.
Mesmo que, para alguns, valores como 200 MP para câmaras, 120W de velocidade de carregamento e outros possam parecer “exagerados”, a tendência dos consumidores é optarem por valores mais elevados nestas características – e a Apple tende a ficar atrás da concorrência.
Outro problemas parece encontra-se na falta de dispositivos dobráveis da Apple. Embora estes dispositivos ainda não sejam totalmente populares, na China o mercado tem vindo a expandir-se consideravelmente – até mais do que em outros países. Samsung, Xiaomi e Huawei contam com os seus dispositivos dobráveis, algo que a Apple ainda não possui para fazer frente.
A longo prazo, estes problemas podem vir a ser notáveis para a empresa, ainda mais tendo em conta a importância do mercado da China para a empresa.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!