1. TugaTech » Software » Noticias de Software
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Apple Music logo da plataforma

 

A Apple Music introduziu uma nova ferramenta integrada que promete facilitar a vida aos utilizadores de outros serviços de streaming, como o Spotify, que queiram mudar para a sua plataforma. A funcionalidade permite a importação de bibliotecas musicais e listas de reprodução, numa tentativa de simplificar a transição.

 

Facilitar a mudança para o Apple Music

 

A novidade foi detalhada numa página de suporte adicionada recentemente ao site da Apple, e rapidamente detetada pelo site MacRumors. No entanto, esta funcionalidade encontra-se, para já, disponível apenas na Austrália e Nova Zelândia. A empresa ainda não divulgou planos para um lançamento mais alargado a outros países.

 

Como funciona a importação de bibliotecas?

 

O processo de transferência pode ser iniciado tanto nas versões da aplicação móvel Apple Music para iPhone, iPad e Android, como através da interface web do serviço de streaming. Segundo a página de suporte da Apple, "pode transferir as suas músicas, álbuns e listas de reprodução de outros serviços de música para o Apple Music, mas o que pode transferir varia consoante o serviço". Um pormenor importante é que apenas as listas de reprodução criadas pelo próprio utilizador podem ser transferidas. "Listas de reprodução criadas pelo serviço de música não serão transferidas", esclarece a Apple.

 

Para aceder à funcionalidade, nos dispositivos iOS e iPadOS, encontra-se na aplicação Definições, na secção Apps > Música. Em dispositivos Android, está acessível diretamente nas definições dentro da própria aplicação Apple Music. Ao tocar em ‘Transferir Música de Outros Serviços de Música’, surge uma lista de serviços de terceiros suportados. Será necessário fornecer os dados de acesso do serviço de origem antes de poder escolher o que se pretende transferir.

 

E se uma música não for encontrada?

 

Caso não seja encontrada uma correspondência exata para uma música no catálogo do Apple Music de forma automática, o utilizador receberá um aviso de que "Alguma Música Precisa de Revisão". Nesta situação, será solicitado que selecione versões alternativas para adicionar à sua biblioteca. É importante notar que existe um prazo de apenas 30 dias, a contar do início da transferência, para rever as músicas não correspondidas. De acordo com a Apple, não será possível iniciar uma nova transferência até que a revisão anterior esteja concluída.

 

Parceria com o SongShift por detrás da novidade

 

Para desenvolver esta nova ferramenta, a Apple estabeleceu uma parceria com os criadores do SongShift. Apesar desta colaboração, o SongShift continua disponível como uma aplicação independente, permitindo a transferência de bibliotecas e listas de reprodução entre diversos outros serviços de streaming, incluindo Spotify, Deezer, LastFM, Tidal, YouTube e Pandora, e não apenas para o Apple Music.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech