A Xiaomi desvendou o seu primeiro SUV totalmente elétrico, o Xiaomi YU7, num evento estratégico que antecede a sua estreia oficial marcada para julho de 2025. Este novo modelo ambiciona conjugar potência, elegância e tecnologia de vanguarda, posicionando-se no segmento dos SUV de médio a grande porte. Assenta numa plataforma de alta voltagem de 800V e promete uma impressionante autonomia de até 835 km, de acordo com o ciclo de testes chinês CLTC.
Posicionamento premium e preço ainda em segredo
Apesar de o preço final permanecer uma incógnita, Lei Jun, o CEO da Xiaomi, já veio a público refutar alguns rumores. Um valor de partida de 199.000 Yuan (cerca de 27.500 dólares ou aproximadamente 25.500 euros ao câmbio atual) foi liminarmente descartado como "impossível", o que sugere que o YU7 se irá posicionar num patamar premium, acima de rivais diretos como o Tesla Model Y e o NIO ES6.
Este lançamento sucede a estreia da Xiaomi no mercado de veículos elétricos com a berlina SU7 e promete uma integração profunda com o ecossistema conectado da marca através da tecnologia HyperConnect.
Design imponente e nove cores para todos os gostos
Com dimensões generosas – 4999 mm de comprimento, 1996 mm de largura, 1608 mm de altura e uma distância entre eixos de 3000 mm – o Xiaomi YU7 oferece um habitáculo espaçoso envolto numa carroçaria de linhas fluidas e elegantes. Estará disponível em nove cores exclusivas, entre as quais se destacam:
- Verde Esmeralda: Inspirado nas esmeraldas colombianas, para um acabamento luxuoso.
- Titânio: Um metálico mate com pó de alumínio, conferindo uma sofisticação discreta.
- Laranja Lava: Uma tonalidade vibrante, arrojada e jovem.
Entre as características exteriores mais avançadas encontram-se os puxadores das portas elétricos e rebatíveis, dotados de iluminação ambiente, e um sistema de entrada sem chave baseado em tecnologia UWB (Ultra-Wideband). Este sistema permite que o veículo se destranque e abra a bagageira automaticamente ao detetar a proximidade do utilizador com a chave.
Conforto de luxo e tecnologia de ponta no interior
O habitáculo do YU7 foi meticulosamente concebido para proporcionar um ambiente de conforto e imersão. Oferece bancos em pele Nappa "gravidade zero" com função de massagem de 10 pontos e uma reclinação total de 123 graus. Os bancos traseiros não ficam atrás, reclinando até 135 graus e assegurando um generoso espaço de 73 mm para os joelhos e 77 mm de altura livre ao teto.
Para os passageiros traseiros, está disponível um ecrã de controlo de 6,68 polegadas. Os bancos apresentam uma construção complexa de 12 camadas. Contudo, a grande estrela do interior é, provavelmente, o futurista "Skyline Screen". Este ecrã é composto por três painéis Mini LED e exibe informações vitais do veículo, imagens dos ângulos mortos e conteúdos multimédia em alta resolução.
A experiência de condução é complementada pelo sistema de condução autónoma integral da Xiaomi, que recorre ao poderoso processador NVIDIA Thor, capaz de 700 TOPS (Tera Operations Per Second).
Potência e autonomia para diferentes necessidades
A gama do Xiaomi YU7 será composta por três variantes distintas, cada uma com as suas especificações de motorização, performance e bateria:
- YU7 RWD:
- Motorização: Um motor traseiro de 235 kW
- Aceleração (0–100 km/h): 5,88 segundos
- Autonomia (CLTC): 835 km
- Bateria: 96,3 kWh LFP (Fosfato de Ferro-Lítio)
- YU7 Pro AWD:
- Motorização: Dois motores (tração integral) com 365 kW de potência combinada
- Aceleração (0–100 km/h): 4,27 segundos
- Autonomia (CLTC): 770 km
- Bateria: Tipo não especificado
- YU7 Max AWD:
- Motorização: Dois motores (tração integral) com 508 kW de potência combinada
- Aceleração (0–100 km/h): 3,23 segundos
- Autonomia (CLTC): 760 km
- Bateria: 101,7 kWh ternária de lítio
Todos os modelos estão equipados com tecnologia de carregamento rápido de 800V com carboneto de silício (SiC), o que permite, segundo a marca, recuperar até 620 km de autonomia em apenas 15 minutos de carga.
Segurança reforçada na plataforma Modena
Construído sobre a plataforma Modena, desenvolvida pela Xiaomi, o YU7 coloca um forte ênfase na segurança e na inovação estrutural. Destaca-se a célula de segurança fabricada em aço de ultra-alta resistência (2200 MPa), desenvolvida com recurso a inteligência artificial. O veículo conta ainda com um piso traseiro fundido numa única peça (um componente 20 em 1) e uma proteção da bateria projetada para ser à prova de bala. A Xiaomi afirma que o YU7 passou com sucesso em mais de 50 testes de segurança, beneficiando de uma estrutura híbrida que combina aço e alumínio.
Lançamento exclusivo para a China (por enquanto)
De momento, o Xiaomi YU7 foi anunciado oficialmente apenas para o mercado chinês. Não existe, para já, qualquer confirmação sobre um eventual lançamento global, incluindo na Europa. Embora o preço oficial ainda não tenha sido revelado, as especificações detalhadas e os acabamentos premium indicam que o YU7 se posicionará num segmento de preço superior, afastando-se das propostas de entrada de gama.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!