A Xiaomi deu um passo de gigante na sua incursão pelo setor automóvel ao anunciar o início das vendas do seu primeiro SUV, o Xiaomi YU7. Depois do sucesso do sedan SU7, a gigante tecnológica chinesa aposta agora num SUV de luxo e alto desempenho, com o objetivo de redefinir o segmento através de um design arrojado, tecnologia de ponta e uma experiência de condução premium. O preço de lançamento em Portugal começa nos 30.000€.
O que vale este SUV?
Para se afirmar como um veículo de alto desempenho, os números do Xiaomi YU7 são, no mínimo, impressionantes. A versão de topo, a Max, está equipada com uma motorização que debita uma potência máxima de 690 cavalos, permitindo atingir uma velocidade de ponta de 253 km/h. A aceleração dos 0 aos 100 km/h cumpre-se em apenas 3,23 segundos, um valor que coloca este SUV no território dos desportivos.
Autonomia e carregamento para não ficar "apeado"
Um dos pontos mais críticos nos veículos elétricos é a autonomia, e a Xiaomi parece ter feito o trabalho de casa. A versão de entrada (Standard) promete uma impressionante autonomia de 835 km (ciclo CLTC), a mais elevada entre os SUVs elétricos de média a grande dimensão. As versões com tração integral (Pro e Max) alcançam até 770 km.
Graças a uma arquitetura de 800V, o carregamento também é ultrarrápido. A marca garante que é possível recuperar de 10% a 80% da bateria em apenas 12 minutos, ou adicionar 620 km de autonomia em apenas 15 minutos, um fator decisivo para longas viagens.
Luxo e tecnologia a bordo
O interior do YU7 foi concebido para ser um verdadeiro centro de luxo e tecnologia. Os materiais de alta qualidade, como a pele Nappa, revestem grande parte do habitáculo. Para o máximo conforto, os bancos dianteiros podem ser do tipo "gravidade zero", com reclinação automática e massagem de 10 pontos. Até um pequeno frigorífico inteligente com capacidade para seis latas foi incluído.
O grande destaque tecnológico é o inovador Xiaomi HyperVision Panoramic Display, um sistema de três ecrãs Mini LED que projeta a informação essencial, como velocidade e navegação, na parte inferior do para-brisas. O "cérebro" do veículo é a plataforma NVIDIA DRIVE AGX Thor, que oferece uma capacidade de processamento de 700 TOPS, assegurando um desempenho de topo para o sistema de condução assistida e o entretenimento a bordo, tudo gerido pelo sistema operativo HyperOS da Xiaomi.
Design que não passa despercebido
Com um perfil rebaixado e proporções musculadas, o design do Xiaomi YU7 pretende transmitir uma imagem de sofisticação e desportividade. Estão disponíveis nove cores para a carroçaria e seis designs distintos de jantes, que variam entre as 19 e as 21 polegadas, permitindo uma personalização ao gosto do cliente. O interior não fica atrás, com quatro opções de cores que podem ser combinadas para criar ambientes que vão do mais sóbrio ao mais arrojado.
Segurança é a base de tudo
A Xiaomi afirma que a segurança não é um luxo, mas sim um pilar fundamental. O YU7 utiliza uma carroçaria híbrida em aço e alumínio, denominada "Armor-Cage", com uma rigidez torsional de 47.610 N·m/deg. Em pontos críticos, foi aplicado aço de ultra alta resistência de 2200 MPa, o mais resistente atualmente em produção. O SUV vem equipado de série com um conjunto completo de hardware para a condução assistida, que inclui LiDAR, radar 4D, 11 câmaras e 12 sensores ultrassónicos.
Preços e versões para Portugal
Para o mercado, a Xiaomi apresenta três configurações distintas, com os seguintes preços de lançamento:
Xiaomi YU7 Standard: Tração traseira e longo alcance, por cerca de 30.000€.
Xiaomi YU7 Pro: Tração integral e longo alcance, por cerca de 33.350€.
Xiaomi YU7 Max: Tração integral, alto desempenho e longo alcance, por cerca de 39.300€.
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