Se porventura ainda aguarda pelo acesso à funcionalidade "Ask Photos" do Google, impulsionada por inteligência artificial (IA), saiba que terá de esperar mais um pouco. Jamie Aspinall, gestor de produto do Google Fotos, interveio numa conversa no X para abordar algumas queixas sobre a funcionalidade. Segundo Aspinall, o "Ask Photos" não está onde deveria estar em termos de latência, qualidade e experiência do utilizador (UX).
A empresa decidiu pausar o lançamento da ferramenta para um número muito limitado de utilizadores, com uma nova versão do "Ask Photos" a ser prometida para um período de "cerca de duas semanas" após essa declaração (que foi feita em novembro de 2024).
Ask Photos: o que é e porque o lançamento foi atrasado?
A funcionalidade "Ask Photos" foi apresentada na conferência I/O do Google no ano passado e começou a estar disponível para acesso antecipado em setembro. Essencialmente, esta ferramenta utiliza o chatbot Gemini AI para encontrar imagens na sua biblioteca de fotos, com base em pesquisas feitas com linguagem natural. Imagine poder perguntar ao Google Fotos "Mostra-me as fotos do nosso último piquenique em Sintra" e ele encontrar as imagens relevantes.
Os constantes desafios da Google com a inteligência artificial
A implementação de funcionalidades baseadas em IA nos serviços da Google tem enfrentado alguns contratempos notáveis. A funcionalidade "AI Overviews" na pesquisa, por exemplo, teve uma estreia pouco feliz junto dos utilizadores, e a sua ferramenta de geração de imagens ofereceu resultados por vezes desconcertantes no seu lançamento. A Google tem também recebido críticas de antigos e atuais colaboradores sobre a sua abordagem à inteligência artificial, sublinhando os desafios que a gigante tecnológica enfrenta na integração da IA de forma fluida e fiável nos seus ecossistemas.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!