A Epic Games está a preparar uma revolução para o mundo do gaming, e mais especificamente para o Fortnite, ao permitir que os criadores desenvolvam NPCs (Personagens Não-Jogáveis) com inteligência artificial generativa. Esta nova funcionalidade, integrada no Unreal Editor para Fortnite (UEFN), permitirá que estas personagens dispensem o guião e improvisem as suas interações, abrindo um leque de possibilidades inéditas para os jogos.
A nova era dos NPCs no Fortnite
A novidade mais impactante é a liberdade que os criadores terão para personalizar totalmente os NPCs. Podem definir as suas personalidades, estilos de voz e entonação, prometendo uma experiência de jogo muito mais dinâmica e personalizada. A Epic Games demonstrou esta tecnologia recentemente durante a sua keynote "State of Unreal", revelando que as respostas dos NPCs eram geradas em tempo real durante a apresentação. Impressionantemente, uma destas personagens foi criada com apenas cerca de 20 linhas de texto base.
O Mr. Buttons e a demonstração cativante
Na demonstração, foi apresentado um NPC chamado Mr. Buttons, cuja única missão era persuadir o jogador a pressionar um grande botão vermelho numa sala. Apesar de o apresentador ter questionado sobre os avisos de segurança visíveis no ambiente contra pressionar o botão, a inteligência artificial de Mr. Buttons insistiu de forma astuta. "Sinais, diz? Meras sugestões de quem não tem imaginação. Afinal, as regras são feitas para serem gentilmente postas de lado. Não concordas?", respondeu o NPC, demonstrando a sua capacidade de argumentação e personalidade.
As limitações (ainda) existentes
Apesar de impressionante, a demonstração também evidenciou algumas limitações atuais da tecnologia. A interação com o NPC funciona num modelo de "conversa por turnos", não permitindo interrupções ou sobreposições de voz. Além disso, o apresentador só podia falar ao manter um botão pressionado para ativar o microfone. Após cada pergunta, Mr. Buttons fazia uma pequena pausa para processar a resposta, tentando disfarçar com "Humm", "Ahhhh" e "Ummm".
O (infame) precedente de Darth Vader
Esta tecnologia é uma evolução de experiências anteriores, como a aparição de Darth Vader no Fortnite: Galactic Battle no mês passado. Naquela ocasião, o diálogo do Sith Lord foi gerado pela inteligência artificial Gemini 2.0 Flash e adaptado para soar como a voz de James Earl Jones, através da tecnologia ElevenLabs AI, com a devida aprovação do seu espólio. No entanto, a experiência com o Darth Vader AI não correu tão bem como esperado. Embora não tenha chegado aos níveis de polémica do AI Seinfeld, um vídeo amplamente partilhado mostrava o Darth Vader a soltar um impropério, o que não era, certamente, o objetivo da Epic Games.
Ainda assim, a aposta da Epic Games em NPCs com IA generativa no Fortnite promete transformar a forma como os jogadores interagem com o mundo do jogo, tornando cada sessão mais imprevisível e cativante.
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