Nas últimas semanas, uma nova tendência tem vindo a criar-se no TikTok, com utilizadores que agem como NPCs de videojogos em transmissões em direto. O conceito é simples (e bizarro): a pessoa coloca-se em frente da câmara, a realizar uma live para o TikTok, e conforme cada presente que seja enviado, a mesma faz uma reação.
A tendência começou a ganhar popularidade, e se uns a consideram bizarra, existem outras que parecem ficar atentos a estas transmissões, e até gastam dinheiro para enviar os presentes que levam às reações. Uma das mais conhecidas por esta prática é PinkyDoll, de nome real Fedha Sinon.
A criadora tem vindo a ganhar bastante atenção por ter sido uma das primeiras a criar este conceito. E embora muitos considerem a medida algo estranha, a realidade é que, para quem cria, os ganhos parecem ser elevados.
Cada presente enviado durante uma live no TikTok corresponde a ganhos para os criadores dos conteúdos. Durante uma recente entrevista para o New York Times, Sinon revelou mais detalhes de quanto ganha por cada transmissão que realiza.
Segundo a mesma, esta pode chegar a ganhar quase 7000 dólares por dia, apenas realizando estas transmissões em direto. Por cada “live”, a criadora afirma que ganha entre 2000 e 3000 dólares – por vezes as transmissões podem durar horas.
A criadora afirma que começou a criar este género de conteúdos apenas para ser “adorada” pela sua comunidade, mas que rapidamente virou uma tendência na plataforma. A ideia surgiu depois de alguém lhe ter dito que ela parecia um NPC.
E na verdade, esta afirma que se baseou também nos NPCs do videojogo GTA, criando a sua versão com alguns toques dessa ideia.
Atualmente existem vários criadores que começaram a adotar a tendência, criando as suas próprias adaptações do formato.