O conteúdo HDR (High Dynamic Range) tornou-se omnipresente, desde as redes sociais aos vídeos que consumimos nos nossos telemóveis. No entanto, uma queixa comum é o brilho excessivo que este tipo de conteúdo pode provocar nos ecrãs, chegando a ser desconfortável. Parece que a Google está atenta e prepara uma solução para o Android 16.
Novas informações, acompanhadas de capturas de ecrã, reveladas pelo utilizador @MysticLeaks no Telegram, sugerem que a próxima grande atualização do sistema operativo Android trará controlos granulares para este aspeto.
Como vai funcionar o novo controlo de brilho HDR?
Segundo as imagens divulgadas, nas definições de "Ecrã e toque" (ou uma designação similar em português europeu), surgirá uma nova página dedicada ao "Brilho HDR melhorado". Esta secção oferecerá aos utilizadores duas formas principais de gerir a intensidade do HDR:
- Um interruptor permitirá desativar completamente o tratamento de maior brilho para conteúdo HDR.
- Um cursor possibilitará ajustar a "intensidade" do conteúdo HDR, permitindo encontrar um equilíbrio mais confortável para cada utilizador.
Adicionalmente, a página de definições incluirá uma pré-visualização para que o utilizador possa ver em tempo real o efeito dos ajustes que está a realizar.
Quando podemos esperar esta funcionalidade?
Atualmente, esta opção de controlo de brilho HDR não se encontra presente na versão beta QPR1 do Android 16. No entanto, a fonte da fuga de informação sugere que a funcionalidade poderá ser introduzida "logo na próxima beta QPR1", que é esperada nas próximas semanas.
Esta novidade será certamente bem-vinda por muitos utilizadores que se sentem incomodados com o brilho por vezes excessivo dos conteúdos HDR, oferecendo uma maior personalização e conforto visual na utilização diária dos seus dispositivos Android.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!