A OpenAI está a preparar uma importante atualização para o ChatGPT que promete elevar significativamente a sua capacidade de raciocínio. O novo modelo, designado o3 Pro, será disponibilizado em breve e visa dar aos utilizadores mais exigentes um maior poder computacional para resolver problemas complexos.
Uma nova hierarquia de modelos
Atualmente, o serviço ChatGPT oferece uma gama de modelos aos seus utilizadores. Os subscritores do plano Plus, que tem um custo de 20 dólares, têm acesso aos modelos o4-mini, o4-mini-high, GPT-4.5, GPT-4.1, GPT-4.1-mini e ao o3.
Para os utilizadores profissionais, a subscrição Pro de 200 dólares desbloqueia o acesso a todos esses modelos e ainda ao o1 Pro, que foi concebido com maior capacidade de processamento para lidar com tarefas mais exigentes. No entanto, apesar da sua potência, o modelo o1 Pro já começa a parecer algo desatualizado perante as capacidades do mais recente modelo o3. Este cenário está prestes a mudar.
o3 Pro: o melhor de dois mundos
Conforme foi sugerido durante um evento em Nova Deli e partilhado numa publicação na rede social X, a OpenAI irá substituir o atual o1 Pro pelo novo e mais avançado o3 Pro. Esta mudança visa dotar os subscritores do plano Pro com uma ferramenta ainda mais poderosa.
Embora o modelo o3 base já supere o o1 em vários testes de desempenho (benchmarks), a versão o1 Pro oferecia uma fiabilidade superior em tarefas de elevada dificuldade. O o1 Pro demonstrou ser mais eficaz em desafios de programação, competições de matemática e na resolução de questões científicas de nível académico.
A expectativa é que o novo o3 Pro combine o raciocínio de base mais forte do modelo o3 com o acréscimo de poder computacional que caracterizava a versão Pro, resultando num aumento significativo da capacidade de "pensar" do sistema. Na prática, isto permitirá aos utilizadores profissionais explorar cenários ainda mais complexos com maior eficácia.
A OpenAI poderá anunciar a chegada do o3 Pro para os subscritores do plano de 200 dólares já na próxima semana ou, o mais tardar, até ao final deste mês.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!