A primeira berlina totalmente elétrica da Kia, o EV4, mal chegou ao mercado e já está a ser rotulada como um verdadeiro "sucesso de bilheteira". No seu segundo mês de vendas na Coreia do Sul, o modelo tornou-se na berlina elétrica de produção nacional mais vendida, demonstrando um enorme potencial para o seu lançamento global.
Um sucesso instantâneo no mercado doméstico
Depois de um arranque modesto em abril com 831 unidades vendidas, devido a atrasos na entrega e questões com os subsídios governamentais, o Kia EV4 viu as suas vendas dispararem. Em maio, a marca comercializou 1.373 unidades na Coreia do Sul, ultrapassando a concorrência e assumindo a liderança do segmento.
Este crescimento mostra que os obstáculos iniciais foram ultrapassados. Para referência, o seu concorrente direto, o Hyundai IONIQ 6, também registou um aumento na procura, com 754 unidades vendidas em maio. A Hyundai está, de momento, a oferecer descontos significativos no IONIQ 6, que podem chegar perto dos 6.000€, para escoar o modelo atual antes da chegada de uma versão renovada ainda este ano.
Preço competitivo é a chave do sucesso?
Um dos grandes trunfos do Kia EV4 é, sem dúvida, o seu preço. Com um valor de entrada no mercado sul-coreano de 41,92 milhões de won, o equivalente a cerca de 28.000€, o EV4 posiciona-se como um dos modelos mais acessíveis da sua classe.
Este valor é ainda mais agressivo quando comparado com rivais de peso, como o BYD Seal, que foi lançado na Coreia em abril com um preço a partir de 47,5 milhões de won (aproximadamente 32.500€). A estratégia de preços da Kia parece estar a dar frutos, atraindo consumidores num mercado cada vez mais competitivo.
Autonomia e tecnologia a bordo do EV4
O Kia EV4 está disponível com duas opções de bateria, adaptando-se a diferentes necessidades de utilização:
- Bateria de 58,3 kWh: oferece uma autonomia de 382 km (ciclo coreano).
- Bateria de 81,4 kWh: eleva a autonomia para 533 km (ciclo coreano).
A Kia promete carregamentos rápidos, com a bateria a poder ser carregada dos 10% aos 80% em pouco menos de 30 minutos para a versão standard, e cerca de 31 minutos para a versão de maior autonomia.
No interior, o EV4 segue a linha dos mais recentes lançamentos elétricos da marca. O destaque vai para o sistema de infoentretenimento ccNC, que integra um painel com quase 30 polegadas. Este é composto por dois ecrãs de 12,3 polegadas, para o painel de instrumentos e navegação, e um ecrã adicional de 5 polegadas dedicado à climatização.
Lançamento na Europa e preços: o que esperar?
O verdadeiro teste ao sucesso do EV4 acontecerá com o seu lançamento internacional. A berlina elétrica da Kia tem chegada prevista à Europa ainda este ano, seguida pelo mercado norte-americano em 2026.
Para a Europa, a referência mais importante será a autonomia aferida pelo ciclo WLTP, que aponta para um valor máximo de até 629 km (391 milhas) com a bateria de maior capacidade. As metas de vendas da Kia são ambiciosas: 165.000 unidades por ano a nível global, das quais 80.000 se destinam à Europa, 50.000 aos EUA e 25.000 ao mercado doméstico sul-coreano.
Os preços oficiais para Portugal e restante Europa serão revelados mais perto da data de lançamento. No entanto, as estimativas para o mercado americano apontam para um valor entre os 35.000 e os 40.000 dólares (cerca de 32.500€ a 37.200€), o que permite antecipar um posicionamento de preço muito competitivo também no nosso continente.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!