A espera terminou. Depois da promessa feita em junho de 2024, a Motorola começou finalmente a disponibilizar a aguardada atualização de firmware para o Moto Tag que ativa o suporte para a tecnologia UWB (Ultra-Wideband). Esta novidade posiciona o Moto Tag como o primeiro localizador na rede "Hub de localização" da Google a oferecer esta funcionalidade de precisão.
O que muda com a chegada do UWB?
Para os utilizadores, a diferença é substancial. Ao contrário da localização tradicional por Bluetooth, que oferece uma área aproximada, a tecnologia UWB é muito superior. Permite que os proprietários de telemóveis compatíveis encontrem os seus objetos perdidos com uma precisão notável, utilizando setas direcionais e uma estimativa de distância exata no ecrã. É a diferença entre saber que as suas chaves estão "na sala" e saber que estão "debaixo da almofada do sofá à sua esquerda".
A novidade foi avançada por Artem Russakovskii na rede social X, que partilhou imagens do processo de atualização.
Como atualizar o seu Moto Tag
Para desbloquear esta nova capacidade de localização, os utilizadores precisam de garantir que têm os componentes de software corretos. O processo é simples e envolve dois passos:
- Atualizar a aplicação Moto Tag para a versão 01.00.073.10-release, disponível na Play Store.
- Após a atualização da app, aplicar o novo firmware com a versão 2.0.93 ao dispositivo.
É importante sublinhar que, para além do Moto Tag atualizado, é necessário possuir um smartphone Android moderno que já inclua suporte nativo para UWB. Esta tecnologia está presente nos modelos topo de gama mais recentes de marcas como a Samsung (Galaxy) e a própria Google (Pixel).
Google a recuperar o tempo perdido
Não se pode culpar inteiramente a Motorola por este atraso. A funcionalidade UWB dependia da própria Google, cuja rede de localização (anteriormente conhecida como "Encontrar o meu dispositivo" e agora "Hub de localização") só muito recentemente adicionou o suporte necessário para esta tecnologia.
Neste campo, a concorrência está bastante adiantada. A rede da Samsung para as suas SmartTags oferece suporte UWB desde o seu lançamento em 2020, e a popular rede Find My da Apple, para as AirTags, possui esta capacidade desde que chegou ao mercado em 2021. Com este passo, a rede da Google começa finalmente a nivelar-se com as soluções rivais, oferecendo aos utilizadores Android uma ferramenta de localização de elevada precisão.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!