1. TugaTech » Software » Noticias de Software
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Stellar Blade

 

Parece que a Sony está a dar um passo atrás na sua controversa política de restrições geográficas na plataforma PC. Desde 2023, jogadores em mais de 100 países viram-se impedidos de comprar os populares títulos da PlayStation na Steam, mas, sem qualquer anúncio oficial, essa barreira começou a desaparecer esta semana.

 

O fim silencioso de um bloqueio polémico

 

Tal como a sua implementação, o fim das restrições regionais da Sony está a acontecer de forma discreta. Utilizadores de várias regiões anteriormente bloqueadas começaram a reparar que o catálogo da editora voltou a aparecer nas suas lojas Steam a partir de quinta-feira, 13 de junho.

 

A confirmação pode ser vista publicamente no histórico do SteamDB para os jogos afetados. No caso de Helldivers 2, um dos jogos mais populares e controversos devido a este bloqueio, a nota "PurchaseRestrictedCountries" (Países com Compra Restrita) foi removida de uma longa lista de nações, sinalizando o levantamento da proibição.

 

A controvérsia da conta PSN e a reviravolta

 

Tudo começou em 2023, quando a Sony tornou obrigatória a criação de uma conta na PlayStation Network (PSN) para jogar os seus títulos no PC, mesmo para jogos que não possuíam qualquer componente online. A reação da comunidade foi imensa, especialmente em torno de Helldivers 2, o que forçou a empresa a recuar e a tornar a vinculação da conta opcional.

 

No entanto, a Sony não levantou as restrições de compra nos países que não têm suporte oficial para a PSN, que ascendem a mais de uma centena. Esta situação deixou milhares de jogadores de fora, incapazes de comprar legalmente os jogos, mesmo após a flexibilização da política de contas.

 

Stellar Blade pode ter sido o ponto de viragem

 

A recente mudança de estratégia pode ter sido influenciada pelo enorme sucesso de Stellar Blade. O jogo de ação desenvolvido pela Shift Up e publicado pela Sony chegou ao PC com uma audiência massiva, atingindo picos de quase 200.000 jogadores em simultâneo na Steam.

 

Inicialmente, a demo do jogo também estava sujeita ao bloqueio regional, mas os produtores trabalharam diretamente com a Sony para remover estas barreiras e garantir um lançamento global. Poucos dias depois desse lançamento bem-sucedido, parece que quase todo o catálogo da PlayStation seguiu o mesmo caminho.

 

Quase todos de volta, mas com uma exceção notável

 

Enquanto títulos de peso como Helldivers 2, God of War Ragnarok, Spider-Man 2 e The Last of Us Part II Remastered já se encontram novamente disponíveis na maioria das regiões, um jogo parece ter ficado para trás. Ghost of Tsushima continua, curiosamente, sob as restrições originais. De momento, não é claro o motivo pelo qual este título em específico não se juntou aos restantes no levantamento do bloqueio.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech