A The Document Foundation acaba de lançar o LibreOffice 25.8 Beta 1 para testes públicos, disponibilizando-o para os sistemas operativos Linux, macOS e Windows. Esta é a segunda versão de pré-lançamento do ciclo 25.8, com a versão final e estável a estar prevista para o final de agosto de 2025. Esta nova versão promete resolver problemas antigos e introduzir um leque de funcionalidades que aprimoram a experiência do utilizador.
Novidades no Writer que vão facilitar a sua vida
O processador de texto Writer foi alvo de melhorias significativas, abordando algumas das queixas mais antigas dos utilizadores. Foi adicionado um novo comando que permite inserir facilmente uma quebra de parágrafo antes de uma tabela, uma funcionalidade simples mas muito solicitada.
No campo da privacidade, a ferramenta de Redação Automática (Auto-Redact) conta agora com uma opção para remover todas as imagens de um documento de uma só vez. Foi também melhorada a gestão de diferentes idiomas para a pontuação, evitando confusões em documentos multilingues. Outras melhorias notáveis incluem:
- Uma nova regra de hifenização que impede a divisão de uma palavra no final de uma página, movendo a linha inteira para a página seguinte, algo que o Microsoft Word já faz há anos.
- O Navegador exibe agora uma útil dica com a contagem de palavras e caracteres para os títulos e os seus subtópicos.
- O comportamento do scroll ao selecionar texto foi aprimorado, tornando-o menos errático.
- Foi adicionado um novo comando, com atalho de teclado, para converter campos em texto simples.
Calc e Impress recebem funcionalidades de peso
A folha de cálculo Calc está mais próxima de rivais como o Excel, com a introdução de novas funções muito aguardadas, incluindo TEXTSPLIT
, VSTACK
e WRAPROWS
. Por sua vez, o Impress, a ferramenta de apresentações, passa a suportar corretamente tipos de letra incorporados em ficheiros PPTX, o que deverá reduzir as dores de cabeça ao partilhar apresentações com utilizadores do PowerPoint.
Melhorias de desempenho e mudanças na interface
A equipa de desenvolvimento otimizou vários aspetos da suite, desde o carregamento de ficheiros DOC e XLSX de grandes dimensões até à simples troca entre folhas no Calc. Estas melhorias deverão ser notórias, especialmente ao trabalhar com documentos complexos. Foi também implementado um novo "Modo de Visualização" para toda a aplicação, que abre todos os ficheiros em modo de só de leitura para uma visualização rápida e segura. Pequenos ajustes na interface, como permitir um único clique para entrar no modo de rotação de objetos no Writer e no Calc, também foram introduzidos.
Fim de suporte para versões antigas e mais integração com o macOS
Com este lançamento, a suite de produtividade deixa de ser compatível com os sistemas operativos Windows 7, 8 e 8.1. Por outro lado, os utilizadores de macOS recebem uma melhor integração, com suporte adequado para o modo de ecrã inteiro nativo e as novas funcionalidades de gestão de janelas da atualização Sequoia.
Um ecossistema em movimento
Reforçando o seu compromisso com o software livre, a The Document Foundation uniu esforços com entidades como a KDE para incentivar os utilizadores do Windows 10 a mudarem para Linux. Numa notícia relacionada de grande impacto, a Dinamarca decidiu fazer uma transição completa para o LibreOffice, com planos para começar a eliminar gradualmente o Office 365 em certos ministérios já no próximo mês, numa tentativa de diminuir a sua dependência da Microsoft.
Os interessados em experimentar esta versão beta podem consultar as notas de lançamento completas e descarregar os binários para a sua plataforma.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!