1. TugaTech » Software » Noticias de Software
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Logo do Firefox developer

 

Depois da muito aguardada chegada dos separadores verticais em março de 2025, com a versão 136, a Mozilla continua a refinar a experiência de utilização do Firefox. A mais recente novidade promete tornar a gestão de separadores ainda mais intuitiva, focando-se numa das ações mais comuns: afixar e desafixar páginas.

 

Arrastar e largar: a nova forma de afixar separadores

 

Com a mais recente atualização do Firefox Nightly, o canal de testes do browser, a Mozilla introduziu uma forma muito mais direta de organizar os seus separadores. A nova lógica é incrivelmente simples: para afixar um separador, basta arrastá-lo para junto de outro que já esteja afixado. Para o desafixar, o processo é o inverso, arrastando-o para fora da zona de separadores afixados.

 

Este método funciona tanto na clássica visualização horizontal como nos novos separadores verticais, eliminando a necessidade de recorrer aos menus de contexto com o botão direito do rato. O único requisito é ter, pelo menos, um separador já afixado para que o sistema reconheça a ação. Caso contrário, estará apenas a mover o separador de posição.

 

Uma melhoria bem-vinda, mas ainda há espaço para mais?

 

É um pequeno detalhe de conveniência que mostra a atenção da Mozilla à experiência do utilizador. Contudo, há quem defenda que a funcionalidade poderia ser ainda melhor. Apesar da simplicidade do método de arrastar, a implementação de um atalho de teclado dedicado poderia ser uma forma ainda mais rápida e eficiente para os utilizadores mais avançados gerirem os seus separadores. Dito isto, esta é uma funcionalidade que também não se encontra presente na maioria dos outros browsers populares.

 

Como pode experimentar esta novidade?

 

De momento, esta gestão de separadores melhorada está apenas disponível no Firefox Nightly. É importante notar que esta é a versão menos estável do browser, utilizada pela Mozilla para testar alterações profundas e novas funcionalidades que podem conter erros ou causar instabilidade. Como tal, não é recomendável utilizá-la como o seu navegador principal.

 

No entanto, se a curiosidade for mais forte, pode instalar o Firefox Nightly em paralelo com a versão estável para fins de teste. Pode descarregar a versão mais recente diretamente do site oficial da Mozilla.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech