
Partilhar um computador pode ser uma fonte de confusão digital. Marcadores de trabalho misturados com sites pessoais, contas de email abertas e um histórico de navegação que é um verdadeiro caos. A pensar nisto, a Mozilla prepara-se para lançar um gestor de perfis renovado no Firefox, prometendo uma experiência mais organizada e, acima de tudo, privada.
A novidade, que começará a ser disponibilizada a todos os utilizadores a partir de 14 de outubro, permite criar diferentes instâncias do navegador, cada uma com os seus próprios marcadores, palavras-passe, histórico, extensões e até temas visuais.
Separe a vida pessoal do trabalho
Com o novo gestor de perfis, pode finalmente ter um espaço dedicado ao trabalho, outro para lazer e talvez um terceiro para a família, sem que as informações se cruzem. Cada perfil é como uma "gaveta" separada dentro do Firefox, garantindo que tudo fica no seu devido lugar. Para facilitar a distinção, será possível personalizar cada perfil com avatares próprios.
Embora a gestão de perfis já existisse de forma mais rudimentar e escondida (através do comando “about:profiles”), esta nova abordagem torna a funcionalidade acessível e intuitiva para qualquer pessoa.
A privacidade como prioridade
Numa altura em que a recolha de dados é uma grande preocupação, a Mozilla faz questão de sublinhar a sua aposta na privacidade. Segundo o anúncio no blog oficial da empresa, o Firefox não associa informações pessoais como idade, género ou localização exata aos perfis criados. "Cada perfil mantém os seus próprios dados de navegação separados", reforça a Mozilla, numa clara alfinetada aos gigantes tecnológicos que lucram com a informação dos seus utilizadores.
Para quem procura uma alternativa aos navegadores baseados em Chromium, o Firefox continua a ser uma das opções mais sólidas do mercado, com um forte foco na proteção contra o rastreamento online.











Nenhum comentário
Seja o primeiro!