1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

navegação privada

 

A maioria dos navegadores atuais possuem o modo de Navegação privada, mas este modo pode não ser tão privado e seguro como alguns utilizadores pensam.

 

De acordo com um estudo realizado pela Universidade de Chicago, com a participação de 450 utilizadores regulares da Internet, a grande maioria dos utilizadores acreditam que a Navegação privada protege a sua privacidade e segurança mais do que realmente acontece na realidade.

 

O modo Navegação privada permite evitar que alguma informação fique registada dentro do navegador, como é o caso dos sites visitados, cookies e outros detalhes introduzidos no navegador. Sem duvida será uma excelente opção para quem partilha o computador com terceiros, mas isto não impede que os dados transmitidos possam ser vistos e guardados por terceiros – seja os websites visitados, outros gestores da rede local ou o próprio ISP.

Apesar de isto também ser referido nas janelas de Navegação privada, ainda assim muitos utilizadores acreditam que a opção garante mais privacidade do que realmente acontece.

 

De acordo com o estudo, 56.3% dos participantes acreditam que pesquisas feitas na Navegação privada ficam ocultas para terceiros. Isto não será inteiramente correto, visto que ainda é possível para empresas como a Google registarem as pesquisas realizadas – sobretudo se o utilizador realizar o login na sua conta durante a utilização deste modo do navegador.

 

aviso navegação privada

 

Em detalhe, o estudo aponta que:

  • 46.5% dos participantes acreditam que os Favoritos não são guardados entre sessões do modo de Navegação Privada, quando na realidade são.
  • 40.2% dos participantes acreditam que os sites não podem localizar os utilizadores em modo Privado.
  • 27.1% dos participantes acreditam que este modo garante mais segurança contra possíveis ataques de malware, vírus e esquemas de phishing.
  • 22.6% acreditam que entidades governamentais não são capazes de monitorizar atividades neste modo.

 

Além disso, a Navegação privada também deixa sempre alguns resíduos dentro do próprio sistema operativo, o que pode permitir utilizadores com acesso físico aos sistemas verificarem várias informações registadas durante essa navegação.

 

Em conclusão, os investigadores acreditam que ainda existe no mercado uma grande duvida sobre o real funcionamento dos modos de Navegação privada, sobretudo no que é registado ou não e de que forma. No geral será seguro afirmar que todas as pesquisas e navegações feitas em Navegação privada podem ser registadas por terceiros de alguma forma, sobretudo se forem feitas sobre uma rede local controlada – como escolas ou locais públicos.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech