O BYD Seagull, o carro elétrico mais acessível da gigante chinesa, tornou-se num verdadeiro caso de estudo. Em pouco mais de dois anos desde o seu lançamento, já ultrapassou a impressionante marca de 1 milhão de unidades vendidas, um feito que demonstra o enorme potencial dos veículos elétricos de baixo custo. Agora, este modelo prepara-se para alargar a sua presença nos mercados globais, incluindo a Europa.
Um sucesso estrondoso em tempo recorde
Lançado oficialmente em abril de 2023 na China, com as primeiras entregas a começarem no mês seguinte, o BYD Seagull precisou de apenas 25 meses para atingir o milhão de veículos vendidos. O anúncio foi feito pela própria BYD no início de junho de 2025, confirmando a trajetória meteórica do seu pequeno elétrico.
O seu impacto no mercado chinês foi tão significativo que, durante vários meses de 2024, disputou o título de veículo elétrico mais vendido com o Tesla Model Y. Em novembro desse ano, o Seagull alcançou um marco ainda maior: foi o carro mais vendido em toda a China, superando todos os outros modelos, incluindo os veículos a combustão. A notícia, avançada pelo site Electrek, confirma a dimensão do fenómeno.
O segredo? Um preço quase imbatível
O principal atrativo do Seagull é, sem dúvida, o seu preço. Originalmente lançado por 69.800 yuan (cerca de 8.700€), a BYD aplicou recentemente uma agressiva redução de preços, colocando a versão de entrada nos 55.800 yuan, o que se traduz em aproximadamente 7.300€. Com este valor, a BYD afirmou que o Seagull inaugurou "uma nova era em que a eletricidade é mais barata que o petróleo".
O pequeno citadino está disponível em três versões e com duas opções de bateria:
- Bateria de 30.1 kWh com uma autonomia (CLTC) de 305 km.
- Bateria de 38.9 kWh com uma autonomia (CLTC) de 405 km.
Com 3.780 mm de comprimento, 1.715 mm de largura e 1.540 mm de altura, o Seagull é ainda mais compacto que um Chevrolet Bolt ou um Volkswagen ID.3, aproximando-se mais das dimensões de um Fiat 500e.
Chegada à Europa como Dolphin Surf
Para os mercados europeu e britânico, o BYD Seagull foi lançado com um nome diferente: Dolphin Surf. Esta versão é ligeiramente maior (mais 210 mm de comprimento) e mais potente que a sua congénere chinesa, adaptando-se melhor às exigências do consumidor ocidental.
Contudo, o preço não é tão baixo como na China. No Reino Unido, os preços arrancam nas 18.650 libras, o equivalente a cerca de 22.000€. Ainda assim, posiciona-se como uma das opções elétricas mais acessíveis do mercado. Esta versão base, "Active", oferece uma autonomia WLTP de 327 km (203 milhas). Existe ainda uma versão com autonomia estendida, "Boost", que promete até 507 km de alcance e começa nas 21.950 libras, perto de 26.000€. Resta agora saber quais serão os preços e versões finais para o mercado português.
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