1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Logo da Tesla em viatura

 

O muito aguardado programa Robotaxi da Tesla deu os seus primeiros passos em Austin, no Texas, e as reações não se fizeram esperar. Um grupo restrito de investidores e influenciadores digitais foi convidado a experimentar o serviço, que opera numa área limitada da cidade por um preço de 4,20 dólares (cerca de 3,90 euros). Embora os veículos circulem sem ninguém ao volante, esta fase piloto tem regras específicas, incluindo a presença de um "monitor de segurança" humano no banco do passageiro, para o caso de algo correr mal.

 

As críticas não demoraram a chegar

 

O lançamento não passou despercebido a um dos mais vocais e bem financiados críticos da Tesla, Dan O'Dowd. O'Dowd é o bilionário fundador do The Dawn Project, um grupo dedicado a expor o que considera serem falhas críticas de segurança no software Full Self-Driving (FSD) da Tesla. Apresentando-se como um especialista na criação de software "impossível de hackear" para clientes militares e aeroespaciais, O'Dowd chegou a concorrer ao Senado dos EUA em 2022 com uma única bandeira: tornar os computadores seguros para a humanidade, banindo o FSD da Tesla.

 

No ano passado, o seu grupo pagou por um anúncio na Super Bowl que mostrava um Tesla equipado com FSD a não reagir a um manequim do tamanho de uma criança na estrada, terminando com um apelo aos pais para que boicotem a marca. Desta vez, O'Dowd recorreu à rede social X para criticar veementemente o lançamento do serviço Robotaxi, afirmando que os "fanáticos da Tesla estão a celebrar a vitória" de um sistema que, na sua opinião, está anos atrás da concorrência, nomeadamente da Waymo. O'Dowd salientou que, com apenas catorze carros a operar durante meio dia, o sistema já estava a cometer erros significativos.

 

Os primeiros quilómetros captados em vídeo

 

As experiências partilhadas pelos primeiros utilizadores parecem confirmar que a tecnologia ainda precisa de ser afinada. Num vídeo partilhado pelo criador de conteúdos Rob Maurer, uma viagem que decorria de forma tranquila teve alguns segundos de tensão, com o veículo a desviar-se ligeiramente para a faixa errada, a corrigir a trajetória, a desviar-se novamente e só depois a estabilizar.

 

 

Uma outra experiência, documentada por Ed Niedermeyer, mostra um cenário diferente. Niedermeyer filmou um Robotaxi da Tesla a aproximar-se de uma "extensa cena de crime", com vários veículos da polícia estacionados na berma. Na sua conta pessoal de Bluesky afirma que o carro travou bruscamente por duas vezes sem motivo aparente. No seu comentário, Niedermeyer argumentou que o veículo "não deveria reagir a nenhum destes veículos policiais" e que foi preocupante a forma como reagiu a uns e não a outros, antes de parar "no meio da estrada em vez de assumir uma condição de risco mínimo".




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech