Um dos elementos mais icónicos e diferenciadores da linha de smartphones de topo da Samsung poderá estar em risco. Novos rumores sugerem que a gigante sul-coreana está a ponderar uma mudança drástica para os seus futuros modelos, que pode ditar o fim da ranhura dedicada à S Pen, possivelmente já a partir do Galaxy S26 Ultra.
O fim de uma era para a S Pen?
A informação surge através do leaker Panda Flash, que indica que a Samsung avalia a remoção do digitalizador da S Pen nos seus próximos topos de gama. Este processo poderá começar de forma gradual com o Galaxy S26 Ultra, culminando numa remoção completa no Galaxy S27 Ultra. A ideia seria substituir a tecnologia atual da caneta por uma solução mais simples.
Qi2 com ímanes integrados é a grande recompensa
A principal motivação por detrás desta potencial decisão é puramente prática: libertar espaço interno no chassis do smartphone. Este espaço seria utilizado para integrar os ímanes necessários para o padrão de carregamento sem fios Qi2. Com esta alteração, a Samsung ofereceria finalmente aos seus utilizadores uma experiência de carregamento e de utilização de acessórios magnéticos semelhante à tecnologia MagSafe da Apple.
Esta mudança resolveria uma das críticas apontadas à linha Galaxy S25. Embora estes modelos sejam compatíveis com o standard Qi2, a ausência de ímanes integrados obriga os utilizadores a adquirir uma capa específica para poderem tirar partido dos acessórios magnéticos.
Toda a linha Galaxy S26 poderá beneficiar
Caso esta alteração se confirme no Galaxy S26 Ultra, seria pouco provável que a Samsung limitasse esta novidade apenas ao modelo mais caro. É, por isso, bastante provável que os modelos base, o Galaxy S26 e o S26 Plus, também recebam os aguardados ímanes para o sistema Qi2, democratizando a funcionalidade em toda a gama.
É crucial sublinhar que, para já, toda esta informação deve ser tratada como um rumor. A Samsung tem como política não comentar fugas de informação ou especulações sobre futuros produtos. A situação é semelhante a outros boatos que circulam na indústria, como o desenvolvimento de um processador Snapdragon 8 Elite Gen 2 exclusivo, produzido num processo de 2 nm, para a linha Galaxy.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!