A Perplexidade acaba de entrar no clube exclusivo das empresas de inteligência artificial que oferecem planos de subscrição premium para os seus utilizadores mais exigentes. A mais recente aposta da empresa, o Perplexity Max, já está disponível e promete acesso sem restrições às suas mais avançadas ferramentas por um valor que ultrapassa os 200 dólares mensais.
O que inclui o novo plano Max?
Disponível para iOS e na versão web, a nova subscrição tem um custo de 200 dólares, o que se traduz em aproximadamente 188 euros à taxa de câmbio atual. Este valor garante aos utilizadores o uso ilimitado do Labs, a ferramenta de criação agêntica que a Perplexity lançou em maio. Com o Labs, é possível gerar folhas de cálculo, apresentações, aplicações web e muito mais, de forma automatizada.
Para além disto, os subscritores do plano Max terão acesso antecipado a novas funcionalidades. Entre as novidades destaca-se o Comet, um novo navegador de internet que a empresa descreve como um "parceiro de pensamento poderoso para tudo o que faz na web". A Perplexity garante ainda suporte prioritário ao cliente e acesso aos modelos de IA de fronteira de parceiros como a Anthropic e a OpenAI.
Mercado de nicho e concorrência
A empresa reconhece que este novo plano se destina a um público específico, nomeadamente designers de conteúdo, estrategas de negócios e investigadores académicos. O plano Pro, já existente, continuará a ser oferecido por 20 dólares mensais (cerca de 19 euros), servindo uma base de utilizadores mais ampla.
A Perplexity segue assim uma tendência iniciada pela OpenAI com o seu plano ChatGPT Pro no final do ano passado. Desde então, outras gigantes tecnológicas como a Anthropic e a Google também lançaram as suas próprias subscrições de IA com preços elevados, consolidando um novo segmento de mercado para ferramentas de inteligência artificial de alta performance.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!