1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Playstation 5 com luzes de icones

 

A Sony já deu sinais de que a próxima geração de consolas está em desenvolvimento, especialmente através da sua parceria reforçada com a AMD no "Project Amethyst". No entanto, parece que os fãs terão de ser pacientes, pois a PlayStation 6 ainda pode estar a vários anos de distância. Novas informações de bastidores sugerem que a consola só deverá ser lançada no final de 2029, o que estabeleceria um ciclo inédito de nove anos para a atual PlayStation 5.

 

Um arranque atribulado e uma nova estratégia

 

O lançamento da PS5 foi tudo menos tranquilo. A pandemia de COVID-19 gerou um verdadeiro caos na cadeia de fornecimento, resultando em quebras de stock generalizadas que dificultaram a adoção da nova geração por parte dos jogadores. A isto somou-se uma certa lentidão dos estúdios em lançar novos jogos e algumas decisões estratégicas mais questionáveis do antigo presidente da PlayStation, que levaram ao adiamento ou cancelamento de vários projetos.

Este cenário conturbado parece ser a principal razão para a Sony estar a considerar um ciclo de vida mais longo para a PS5, permitindo que a consola atinja o seu verdadeiro potencial de mercado antes de ser substituída.

 

A tecnologia da PS5 Pro como base para o futuro

 

Mark Cerny, o arquiteto por detrás das consolas PlayStation, já indicou em entrevistas que o planeamento de uma nova geração é um processo que demora vários anos. Atualmente, os seus esforços estão focados em otimizar a PS5 Pro, que, segundo a fonte, foi lançada em 2024 e equipada com um novo sistema de upscaling gráfico. Este sistema será baseado na sucessora da tecnologia PSSR, prevista para ser revelada em 2026.

 

Esta tecnologia de melhoramento de imagem poderá muito bem tornar-se a fundação tecnológica da futura PS6. A intenção da Sony é clara: entregar um salto significativo em desempenho e fidelidade gráfica. Embora a versão Pro da PS5 tenha introduzido melhorias no ray tracing e na resolução, ainda há espaço para uma evolução mais robusta, que só deverá chegar com o novo hardware.

 

O que dizem as fontes não oficiais?

 

De acordo com informações de bastidores avançadas por fontes do setor, a Sony poderá estar a planear um calendário invulgarmente longo. Um leaker conhecido como Detective Seeds, que afirma ter contactos dentro da Sony, publicou no X (anteriormente Twitter) que a empresa pretende apresentar oficialmente a nova geração em 2028, com o lançamento comercial a ocorrer apenas entre o final de 2029 e o início de 2030.

 

Fontes próximas da empresa, citadas pelo site alemão Winfuture, acrescentam que os primeiros kits de desenvolvimento da PS6 só deverão ser enviados para os estúdios no primeiro semestre de 2026. Um intervalo de quase três anos entre o envio dos kits e o lançamento final é atípico para a Sony, sugerindo uma preparação mais complexa e uma mudança na sua abordagem tradicional.

 

Shuhei Yoshida, uma figura histórica da PlayStation, também defende que um novo lançamento só deve acontecer depois de a PS5 atingir a sua maturidade no mercado, apontando 2028 como o momento ideal, precisamente porque o início da geração atual foi comprometido por fatores externos.

 

Caso este plano se confirme, a PS5 tornar-se-á a geração mais longa da história da marca. Este movimento acompanha também uma tendência crescente na indústria de prolongar os ciclos de vida das consolas, focando-se na sustentabilidade tecnológica e permitindo que os estúdios explorem ao máximo as capacidades das plataformas existentes.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech