
A startup francesa de inteligência artificial Mistral, uma das mais proeminentes da Europa, está em negociações avançadas para angariar até 1.000 milhões de dólares (cerca de 925 milhões de euros) numa nova ronda de financiamento. A notícia é avançada pela Bloomberg, que cita fontes próximas do processo.
Um gigante europeu a crescer ainda mais
Este potencial investimento de capital tem como um dos principais interessados o fundo MGX, um veículo de investimento em IA de Abu Dhabi. Paralelamente, a Mistral estará também a negociar com credores franceses, como o Bpifrance SACA, para obter um financiamento de dívida na ordem das centenas de milhões de euros.
A Mistral, criadora do chatbot Le Chat e focada no desenvolvimento de modelos de linguagem de grande escala (LLMs) de código aberto, consolidou-se como um ator fundamental no panorama tecnológico europeu. De acordo com dados do PitchBook, a empresa já angariou 1,19 mil milhões de dólares até à data, tendo a sua última ronda de financiamento (Série B) ocorrido em junho de 2024, alcançando uma avaliação de 6,51 mil milhões de dólares.
Parcerias estratégicas e a soberania da IA
Esta nova injeção de capital surge num momento de expansão e colaboração para a empresa. A Mistral já tem uma parceria estabelecida com o próprio fundo MGX e com a Nvidia para a construção daquele que será o maior campus de centros de dados para IA da Europa.
Este movimento está alinhado com a visão do presidente francês, Emmanuel Macron, de promover a soberania europeia no campo da inteligência artificial. Neste contexto, os Emirados Árabes Unidos comprometeram-se a investir 50 mil milhões de euros em projetos de IA em França, reforçando a posição do país como um polo de inovação tecnológica no continente.










Nenhum comentário
Seja o primeiro!