
A Microsoft anunciou hoje um alargamento significativo da sua parceria com os Emirados Árabes Unidos (EAU), comprometendo-se a investir mais de 7,9 mil milhões de dólares no país. Este investimento, focado em inteligência artificial (IA) e infraestrutura cloud, decorrerá entre o início de 2026 e o final de 2029.
Um investimento estratégico para a IA
Este novo montante divide-se em 5,5 mil milhões de dólares destinados a despesas de capital para infraestruturas de IA e cloud, e quase 2,4 mil milhões em despesas operacionais locais planeadas e custos de bens vendidos.
Este valor vem somar-se a investimentos anteriores substanciais. Em 2024, a Microsoft já tinha realizado um investimento de capital de 1,5 mil milhões de dólares na G42, a empresa soberana de IA dos EAU sediada em Abu Dhabi. Além disso, a gigante tecnológica já tinha investido mais de 4,6 mil milhões em datacenters de IA e cloud, e 1,2 mil milhões em operações locais no país.
Acesso a GPUs de topo da Nvidia
A Microsoft destacou que foi uma das poucas empresas a obter licenças de exportação da administração Biden para enviar GPUs para os EAU. Graças a esta licença, a empresa já importou o equivalente a 21.500 GPUs Nvidia A100 (através de uma combinação de chips A100, H100 e H200).
Este ano, a Microsoft garantiu licenças adicionais para o equivalente a 60.400 chips A100 adicionais, desta vez baseados nas mais avançadas GPUs Nvidia GB300.
A Microsoft usará estes GPUs para fornecer ao governo, startups, empresas e developers da região acesso a modelos de IA avançados da OpenAI, Anthropic, fornecedores open-source e da própria Microsoft.
EAU como um hub crítico de IA
Brad Smith, Vice-Presidente e Presidente da Microsoft, comentou este investimento significativo, afirmando: "A Microsoft está comprometida com o futuro dos EAU e com uma forte relação entre as nossas duas nações. Acreditamos na visão económica de longo prazo dos EAU e no papel que os EAU e os EUA continuam a desempenhar em conjunto para apoiar a paz, a estabilidade e o crescimento em todo o Médio Oriente."
Este novo investimento massivo da Microsoft solidifica a posição dos EAU como um hub crítico de IA para o Médio Oriente e Ásia Central, conforme detalhado pela Microsoft no seu blog oficial.











Nenhum comentário
Seja o primeiro!