
A gigante do software criativo decidiu reforçar o seu compromisso com a sétima arte, anunciando um investimento significativo para o ano corrente. A Adobe comprometeu-se a disponibilizar perto de 10 milhões de dólares (cerca de 9,2 milhões de euros) em subvenções e doações de produtos para apoiar cineastas, marcando também uma mudança estratégica ao financiar criadores diretamente pela primeira vez.
Apoio direto e novas parcerias estratégicas
O fundo de Cinema e TV da empresa, que foi estabelecido em 2024, continuará a sua missão de apoiar produções através de parceiros comunitários, mas agora expande o seu alcance. Além do apoio institucional, haverá financiamento direto da marca, com os beneficiários a serem nomeados por organizações da indústria e da comunidade.
Entre as organizações que irão receber financiamento deste fundo em 2026 encontram-se nomes de peso como a Group Effort Initiative (de Ryan Reynolds e Blake Lively), a USC Annenberg School of Communications, a NAACP, a Gold House e o Sundance Ignite. A lista de parceiros cresceu com a inclusão da Rideback RISE, focada em ajudar artistas de cor em meio de carreira a desenvolverem projetos comerciais de cinema e televisão, e ainda a Dimz Inc. Academy, liderada por Amelia Dimoldenberg, conhecida pela série "Chicken Shop Date".
Formação e futuro da indústria
Um dos destaques deste reforço é o apoio ao programa de verão gratuito de Dimoldenberg. Esta iniciativa oferece a jovens entre os 18 e os 24 anos, provenientes de meios sub-representados, formação em áreas cruciais como ideação, narrativa, produção e edição de vídeo. Após um projeto-piloto de uma semana realizado no ano passado, o programa irá expandir-se agora para um workshop de quatro semanas com acompanhamento contínuo.
A empresa tecnológica está também a alargar o seu suporte à bolsa Sundance and Adobe Ignite Fellowship, um programa de desenvolvimento para cineastas emergentes (dos 18 aos 25 anos), introduzindo um novo fundo de curtas-metragens destinado aos antigos alunos do programa.
Amy White, responsável global de responsabilidade social corporativa da marca, sublinhou a importância de garantir que cineastas de todos os contextos tenham acesso às ferramentas e formação necessárias para dar vida às suas visões. O anúncio surge nas vésperas do Festival de Cinema de Sundance, onde quatro beneficiários do fundo irão estrear os seus projetos, segundo reportado pelo The Hollywood Reporter.










Nenhum comentário
Seja o primeiro!