1. TugaTech » Software » Noticias de Software
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Gemini no Wear OS

A Google anunciou esta quarta-feira que está finalmente a lançar o seu assistente de inteligência artificial, o Gemini, para os relógios com sistema operativo Wear OS. A novidade chega quase dois meses depois de ter sido inicialmente revelada em maio. Além disso, a gigante tecnológica está a reforçar a funcionalidade Circle to Search com novas capacidades e suporte para videojogos.

O Gemini começará a chegar ao longo das próximas semanas a relógios com Wear OS 4 ou superior, incluindo modelos da Pixel, Samsung, OPPO, OnePlus e Xiaomi. Este movimento faz parte da estratégia mais ampla da Google para substituir o Google Assistant pelo Gemini em todos os seus dispositivos e plataformas.

Para começar a interagir com o novo assistente, os utilizadores podem usar o comando de voz "Hey Google", pressionar e segurar o botão lateral do relógio ou tocar no ícone da aplicação Gemini diretamente no ecrã.

O que pode fazer com o Gemini no pulso?

Com o Gemini integrado no seu smartwatch, poderá realizar uma variedade de tarefas de forma mais intuitiva. A Google destaca alguns exemplos práticos que demonstram a sua utilidade no dia a dia:

  • Ajudante na cozinha: Com as mãos ocupadas a cozinhar, pode perguntar "Durante quanto tempo devo assar os vegetais fatiados e a que temperatura?".

  • Consultor de meteorologia: Ao sair de casa, uma simples pergunta como "Preciso de guarda-chuva hoje?" obtém uma resposta imediata.

  • Gestão de informação: Pode pedir ao Gemini para "resumir o meu último e-mail da Emily" ou "adicionar os próximos cinco jogos de basebol do meu filho ao calendário".

  • Lembretes contextuais: O assistente também pode guardar informações importantes com comandos como "Lembra-te que estacionei no nível 4, lugar 27" ou "Lembra-me para ir às compras depois do trabalho".

gemini no watch OS

Circle to Search também recebe um cérebro de IA

A funcionalidade Circle to Search, que permite iniciar uma pesquisa no Google ao desenhar um círculo, sublinhar ou tocar em algo no ecrã, está a ficar mais poderosa. A Google está a integrar diretamente a sua experiência de pesquisa "AI Mode", permitindo aos utilizadores aprofundar tópicos complexos sem sair da aplicação onde se encontram.

Agora, após iniciar uma pesquisa com o Circle to Search, será apresentado um resumo geral gerado por IA (AI Overview). A partir daí, pode deslizar até ao fundo e tocar em "aprofundar com o AI Mode" para fazer perguntas de seguimento e explorar mais sobre a sua pesquisa visual.

A empresa está também a facilitar o acesso ao AI Mode no Google Lens, que passa a estar disponível através da aplicação Google tanto em Android como em iOS. De momento, esta capacidade está disponível apenas nos EUA e na Índia.

Uma novidade interessante é a chegada do Circle to Search ao mundo dos jogos em telemóveis. Por exemplo, pode usar a funcionalidade para identificar uma nova personagem ou descobrir uma estratégia vencedora enquanto joga, sem interromper a sua partida.

Por fim, a Google anunciou que os resumos gerados por IA (AI Overviews) foram melhorados, apresentando agora uma formatação mais clara, com informação mais bem organizada e incluindo mais elementos visuais para facilitar a leitura.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech