
A Microsoft veio a público admitir que, afinal, a correção para um problema na Firewall do Windows 11 que afetava a versão 24H2 não foi implementada. A empresa tinha anunciado a resolução do bug na semana passada, mas teve de recuar na sua comunicação, confirmando que a atualização do estado da situação foi um engano.
A informação foi partilhada após vários utilizadores terem reportado que o problema persistia mesmo depois de instaladas as mais recentes atualizações.
O erro que afinal persiste
No seu painel oficial Windows Release Health, a Microsoft detalha que, no dia 8 de julho, atualizou acidentalmente o estado do problema para "Resolvido", quando na verdade a falha não tinha sido corrigida. Como tal, a tecnológica reverteu o estado para "Confirmado".
A empresa afirma que continua a trabalhar numa solução, que deverá ser lançada numa futura atualização dentro de algumas semanas, ainda sem uma data concreta definida.
Qual é a origem deste bug?
Para quem não tem acompanhado o caso, o problema começou a ser reportado por utilizadores do Windows 11 após a instalação da atualização de preview não relacionada com segurança de junho (KB5060829). Desde então, muitos depararam-se com um erro inesperado no serviço "Windows Firewall with Advanced Security".
Na altura, a Microsoft confirmou o comportamento, mas descansou os utilizadores ao explicar que se tratava de um falso positivo. O erro estava a ser gerado por uma nova funcionalidade ainda em desenvolvimento e não representava qualquer risco.
O que fazer se encontrar o erro?
Até que uma correção definitiva seja lançada, os utilizadores continuarão a ver o irritante erro registado no Event Viewer (Visualizador de Eventos) sempre que reiniciam o sistema.
O erro aparece identificado como "Event 2042" com a descrição "Config Read Failed" e uma mensagem adicional "More data is available". A Microsoft reitera que este evento pode ser simplesmente ignorado, uma vez que não afeta o funcionamento de nenhum processo do sistema operativo.











Nenhum comentário
Seja o primeiro!